Na próxima segunda-feira (15), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, estará em Bauru para reunião com magistrados da 3ª Região Administrativa Judiciária (3ª RAJ). O encontro tem como objetivo tratar de assuntos relacionados às comarcas da região.
Essa é a sexta visita da atual gestão da presidência do TJ-SP (biênio 2024/2025) a uma sede de RAJ. Já foram realizadas reuniões na 9ª RAJ – São José dos Campos, 2ª RAJ – Araçatuba, 5ª RAJ – Presidente Prudente, 4ª RAJ – Campinas e 7ª RAJ – Santos.
Desta vez, o encontro reúne magistrados das comarcas de Agudos, Avaré, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Botucatu, Cerqueira Cesar, Chavantes, Conchas, Dois Córregos, Duartina, Fartura, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaú, Lençóis Paulista, Macatuba, Ourinhos, Paranapanema, Pederneiras, Piraju, Pirajuí, Piratininga, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel e Taquarituba.
A 3ª RAJ, que tem como diretor o juiz Gilmar Ferraz Garmes, possui cerca de 780 mil processos em andamento (dados de junho/24). No último mês, foram distribuídas 15,1 mil novas ações.
Nos fóruns de Bauru, sob a direção do juiz Davi Marcio Prado Silva, estão em andamento 234,4 mil ações, com distribuição de 3,6 mil novos feitos no mês passado.
A comarca é sede da 32ª Circunscrição Judiciária e conta com sete varas cíveis; quatro criminais; duas varas da Fazenda Pública; três da Família e Sucessões; duas do Juizado Especial Cível; duas de Execuções Criminais; uma Vara da Infância e Juventude; um anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; e um setor de execuções fiscais, além da unidade do Departamento Estadual de Execuções Criminais da 3ª RAJ. A população de Bauru é estimada em 379,1 mil de pessoas (censo demográfico do IBGE/2022).