Câmara Municipal de Itaporanga. (Foto: Reprodução/Google Maps)
Câmara Municipal de Itaporanga. (Foto: Reprodução/Google Maps)


O Ministério Público (MP) enviou uma recomendação para a Câmara Municipal de Itaporanga, sugerindo a realização de uma eleição indireta para escolha de prefeito e vice-prefeito. O ex-prefeito Douglas Roberto Benini (Republicanos) teve o mandato cassado em abril. A informação foi destaque no G1 e na TV TEM.

Com a morte do vice-prefeito em 2022, quem assumiu o Executivo após a cassação do mandato do prefeito foi então presidente da câmara, o vereador Fábio Benini (PSB) que é o atual prefeito da cidade. Um projeto de eleição indireta foi rejeitado na Casa recentemente.

A Câmara de Vereadores tem até esta sexta-feira (19) para decidir se vai realizar as eleições indiretas ou não. A recomendação foi enviada nesta segunda-feira (15), totalizando cinco dias de prazo.

PUBLICIDADE

No documento, o MP ainda recomenda que as eleições indiretas sejam organizadas pela câmara nos próximos 30 dias, devido a dupla vacância, em que o ex-prefeito foi cassado, o vice morreu em 2022 e o presidente da câmara Fábio Benini precisou assumir o cargo de forma temporária, apenas até a realização das eleições.

Douglas Benini (Republicanos), então prefeito de Itaporanga. (Foto: prefeitura de Itaporanga/Divulgação)
Douglas Benini (Republicanos), ex-prefeito de Itaporanga, foi cassado em abril. (Foto: prefeitura de Itaporanga/Divulgação)

Devido a câmara não possuir regimento interno para realizar as eleições indiretas, o MP também pede que sejam feitas sessões extraordinárias para acelerar a elaboração do processo eleitoral de escolha indireta.

PUBLICIDADE

A TV TEM tentou contato com o atual presidente da câmara, Carlos da Silva, porém, não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Fabio Benini (PSB) era o presidente da Câmara Municipal e assumiu a prefeitura no final de abril. (Foto: Divulgação)
Fabio Benini (PSB) era o presidente da Câmara Municipal e assumiu a prefeitura no final de abril. (Foto: Divulgação)

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, os vereadores vão analisar a partir de hoje as recomendações. Já o atual prefeito, Fábio Benini, declarou que não foi comunicado da recomendação do MP.

PUBLICIDADE