Na tarde da última quinta-feira (26), foi expedido o mandado de segurança que garante a diplomação e a posse do prefeito reeleito de Tejupá, Valter Boranelli (PSDB) e de seu vice, Roberval de Oliveira (União Brasil), conhecido na cidade como Val do Távio Inácio.
Junto com o vice-prefeito, Valtinho foi às redes sociais agradecer a população tejupaense pela votação no último pleito e garantiu que foram eleições limpas.
“Foi uma eleição limpa, honesta, brilhante onde a população nos apoiou e pode confiar que eu, como prefeito, tenho certeza que vou honrar os votos de vocês e continuar o bom trabalho que já estamos fazendo. Agora mais ainda, com a força do vice-prefeito dos vereadores atuais e dos novos que se candidataram foram muito importantes para que chegássemos à reeleição”, disse Boranelli (confira no vídeo abaixo).
A posse e a diplomação estão marcadas para ocorrer às 10 horas do dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Tejupá.
Suspensão da diplomação
A decisão do último dia 19 atendia a um pedido de tutela de urgência proposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que instaurou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar denúncia de compra de votos nas eleições desse ano.
Na sentença, o magistrado determinou na ocasião a aplicação de multa de R$ 45 mil contra Boranelli, bem como a inelegibilidade do prefeito eleito por oito anos. Com relação ao vice-prefeito eleito, o juiz determinou apenas a cassação do diploma.
O juiz determinava ainda na sentença, divulgada em publicação do Expresso Piraju, que a Câmara Municipal nomeasse o presidente da Casa para responder pelo Executivo em caráter provisório.