De volta às eleições municipais em 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Fartura formou no último sábado (30) a sua Comissão Provisória visando o pleito deste ano.
O evento, realizado no Boteco Massa, contou com a presença do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP), líder da Federação PT/PCdoB/PV de deputados estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que explicou que o grande desafio da legenda é conseguir eleger bons representantes no legislativo das cidades do interior.
Ainda participaram da reunião a pré-candidata a prefeita pelo PT em Piraju, Mila Bérgamo, e integrantes da legenda no município pirajuense, que inclusive comemoraram a presença majoritária de mulheres no encontro.
Entre os nomes que fazem parte desse novo esforço para reativar o partido em Fartura estão alguns já conhecidos do eleitor, como a assistente social Patt Braga, o jornalista Maercio Garbelotti e o professor Henrique Lucarelli.
Em 2020, Patt Braga candidatou-se pelo PDT e conquistou 338 votos, um desempenho que ela mesma classificou como surpreendente, mas não foi eleita devido ao método de cálculo de distribuição das nove cadeiras, os chamados quocientes eleitoral e partidário. Quatro anos antes, pelo PSOL, o candidato Professor Henrique foi votado por 512 farturenses, sendo a terceira melhor votação para vereador em 2016, mas pelo mesmo motivo também não se elegeu.
Já o comunicador Maercio Garbelotti tem experiência na legenda petista. Com passagem por importantes veículos de imprensa, atualmente é uma voz ativa na política do município. Em sua participação no evento, ele lembrou do desempenho expressivo que o presidente Lula (PT) e o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) tiveram na cidade nas eleições de 2022.
O grupo em Fartura conta ainda com o apoio de Paulo Custódio, conhecido como Paulo Surubi, outro nome forte da esquerda local, que já foi vereador e foi candidato a prefeito em 2016. Atualmente aposentado e cuidando de sua saúde, ele admitiu que se afastou da política após resultados frustrantes, mas optou por retornar depois do período de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Comissão Provisória do PT Fartura ficou definida com os seguintes cargos: a assistente social Patt Braga como presidente, a professora Jéssica Etore como secretária de Organização, o professor Henrique Lucarelli como secretário de Formação Política, o jornalista Maercio Garbelotti como secretário de Comunicação, o ex-vereador Paulo Surubi como secretário de Movimentos Populares e a professora Viviane Furtado como secretária de Finanças e Planejamento.