A tradicional colcha de retalhos é resultado do método patchwork. (Foto: Divulgação)
A tradicional colcha de retalhos é resultado do método patchwork. (Foto: Divulgação)


Desde o dia 13 de março, a Unidade Móvel do Senai está presente nas imediações do Terminal Rodoviário de Sarutaiá, proporcionando um curso de patchwork para os cidadãos cadastrados nos Programas Sociais, como o SUAS.

Essa iniciativa visa desenvolver competências relacionadas à união de retalhos de tecidos com diferentes formatos e estilos, com o objetivo de qualificar e atualizar as habilidades das famílias interessadas.

A diretora da Ação Social, Alessandra Médice, enfatizou a importância desse curso. “Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade de aprendizado que resulte em renda para as famílias. O patchwork não apenas estimula a criatividade, mas também pode se transformar em uma fonte de sustento para muitos”, afirmou.

PUBLICIDADE

A administração municipal de Sarutaiá informou que tem se dedicado consistentemente à promoção de cursos voltados aos beneficiários dos programas sociais. Esses projetos abrangem desde os menores até os idosos, com foco na capacitação e no desenvolvimento da mão de obra local.

Alunos do curso de patchwork em Sarutaiá. (Foto: COMUNIC)
Alunos do curso de patchwork em Sarutaiá. (Foto: COMUNIC)

O Departamento de Ação Social e o Cras desempenham um papel fundamental nesse processo, contando com o total apoio da Prefeitura Municipal, ressaltou o órgão.

PUBLICIDADE

“Em um momento em que a qualificação profissional se torna cada vez mais essencial, a parceria entre o Senai e a prefeitura de Sarutaiá demonstra o compromisso com o crescimento e o bem-estar da comunidade. Acreditamos que investir na educação é investir no futuro de todos. Por este motivo temos desenvolvidas diversas atividades com as pessoas que participam dos projetos e programas sociais, justamente para valorizar a mão de obra local”, disse a primeira-dama Mara Freschi.

Patchwork (em tradução literal, “trabalho com retalhos”) é uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.

PUBLICIDADE