Nebulização realizada em Taguaí no mês de março. (Foto: Divulgação)
Nebulização realizada em Taguaí no mês de março. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura Municipal de Taguaí, através da Vigilância Epidemiológica, iniciou a intensificação no combate à dengue, devido aumento significativo dos casos.

No mês de março, o Brasil superou a marca de 2 milhões de casos de dengue, eo número deste ano é o maior já registrado em toda a série histórica da doença no país.

Com apoio e orientações da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), da região de Botucatu, Taguaí elaborou plano estratégico para mapeamento das áreas que teriam prioridade na nebulização.

PUBLICIDADE

O bairro Jardim Primavera começou a receber no final do mês de março a nebulização de inseticida nas residências para combater o mosquito Aedes aegypti.

As ações terão continuidade em outros bairros do município, conforme orientação da vigilância epidemiológica e Sucen.

PUBLICIDADE

Colaboração

Para o sucesso total da ação, os profissionais contam com a colaboração de todos os moradores, para abrir suas residências às equipes de aplicação do inseticida – que é bastante eficaz na eliminação de mosquitos adultos.

A ação toda é muito rápida: são minutos em cada casa, tempo suficiente para que a agente verifique se o local está protegido e pronto para receber a nebulização, que se concentra em quintais, corredores e garagens. O mínimo é de seis pontos de aplicação do aerossol por imóvel.

PUBLICIDADE

Pede-se que os ambientes que receberam o inseticida não sejam lavados por, pelo menos, 24 horas, para garantir o tempo máximo de ação do produto.

“O inseticida é específico. Não causa tanto impacto ao meio ambiente, mas é necessário um preparo para que as casas recebam. Abram as casas e recebam os agentes. O objetivo maior é proteger a saúde da população. Mesmo matando os mosquitos adultos, é fundamental também eliminar os criadouros (qualquer coisa que possa acumular um pouquinho de água, como uma tampinha de garrafa). Esse é o ponto fundamental, já que 80% dos focos estão dentro de casa”, ressaltou a enfermeira Fabiola, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O prefeito Edinho Fundão (PSDB) agradeceu o empenho de todos os setores e profissionais envolvidos nessa força tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti e solicita a toda população que nesses próximos dias inspecionem cuidadosamente seus quintais, “só eliminando criadouros eliminaremos a dengue no município”.

Como é a nebulização

A nebulização é uma das principais estratégias atuais para o combate à dengue, pois elimina mosquitos adultos, que preferem ficar dentro dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzirem.

Funcionários da Vigilância Epidemiológica de Taguaí. (Foto: Divulgação)
Funcionários da Vigilância Epidemiológica de Taguaí. (Foto: Divulgação)

Ela é feita por profissionais aplicadores com máquinas costais. No momento da aplicação do inseticida, todos – incluindo animais – devem permanecer na calçada do outro lado da rua, só retornando para casa 30 minutos após o término.

Se houver pessoas doentes ou acamadas, deverão ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas – é aconselhável, inclusive, a vedação de frestas. É necessário ainda manter abertas portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida. além de guardar em local fechado ou manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha.

Roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal; bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários, além de roupas de cama, de mesa e de banho deverem ser retiradas, bem como automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andadores, etc, precisam ser protegidos.

O inseticida elimina apenas os mosquitos adultos no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, deverá ser mantida a rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água. O Aedes aegypti se cria em água limpa e parada. Junto com o calor, as larvas se desenvolvem mais rapidamente.

Caso apresente sintomas de dengue (febre alta (acima de 38°C), dor na cabeça, no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, o cidadão deverá procurar uma unidade de saúde.