Onda de calor atingiu a região sudeste do país nesta semana. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Onda de calor atinge principalmente a região sudeste do país nesta semana. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou nesta segunda-feira (6), em Brasília, alerta de onda de calor, com previsão de temperaturas 5 graus Celsius acima da média. O aviso vale pelo menos por cinco dias e há, segundo o órgão, risco para a saúde. O próprio Inmet define o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.

A onda de calor vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, Campinas (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP) e centro oriental paranaense.

Outras áreas afetadas listadas pelo Inmet são Itapetininga (SP), Zona da Mata (MG), Ribeirão Preto (SP), região macro metropolitana paulista, Araraquara (SP), sul, noroeste, baixadas e centro do estado do Rio, Vale do Paraíba paulista, sul do Espírito Santo e centro oriental do Paraná.

PUBLICIDADE

A tendência é que o tempo permaneça seco. O Inmet avisa que a umidade relativa do ar deve ficar baixa pelo menos neste domingo (5), variando entre 30% e 20%.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estabilidade atmosférica volta a predominar em todas as regiões paranaenses, inclusive no oeste e sudoeste.

PUBLICIDADE

“A semana começa com tempo estável nas diversas regiões paranaenses. Assim, o sol predomina desde as primeiras horas do dia, elevando rapidamente as temperaturas, deixando a tarde abafada em todos os setores do estado”, explica.

Os meteorologistas do órgão também contam que entre terça (7) e quarta-feira (8) um ciclone extratropical vai se desenvolver entre o Uruguai e a Argentina, o que deve refletir nas condições atmosféricas do estado no final da semana.

PUBLICIDADE

“No Paraná, o tempo segue estável e com a atuação do veranico pelo menos até o dia 9 de maio, quando a frente fria, associada ao ciclone extratropical, se aproxima do estado. Do dia 10 ao dia 15 de maio há previsão de períodos com algum registro de chuva nas regiões mais próximas a Santa Catarina. Contudo, no setor norte paranaense a condição segue de tempo estável e calor”, detalha o Simepar.