Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou os diplomas do prefeito de Tejupá Valter Boranelli (PSDB) e do vice-prefeito Aguinaldo Lucidoro (PSDB), e os condenou ao pagamento de uma multa de mais de R$ 15 mil cada um. As informações são do G1.
Conforme a sentença publicada nesta segunda-feira (30) e compartilhada pelo portal, a investigação foi proposta pelo candidato a prefeito em 2020, José Roberto de Oliveira (PSB), o Betão, que acusa Valter Boraneli e seu vice de abuso de poder econômico e político durante as eleições.
De acordo com a Justiça, no dia da última eleição (15 de novembro), integrantes do partido pagaram para os eleitores votarem na chapa, e os moradores também foram transportados irregularmente para os locais de votação. Ainda conforme a decisão, veículos que participaram de uma carreata em apoio aos dois políticos foram abastecidos com dinheiro público.
Diante deste cenário, o prefeito e o vice-prefeito foram condenados à cassação de seus diplomas e ao pagamento de uma multa de aproximadamente R$ 15 mil cada um. Além disso, conforme o TRE, ambos ficarão inelegíveis por oito anos, a partir das eleições municipais de novembro de 2020.
A decisão do TRE ainda cabe recursos, e a prefeitura de Tejupá informou à TV TEM que os políticos já foram notificados e que vão se reunir com os advogados para decidirem se vão recorrer.