Uma reunião com o objetivo de debater o salário dos professores foi realizada na cidade de Cerqueira César na última segunda-feira (21), com a presença de gestores e professores do município.
Segundo a prefeitura da cidade, existe uma preocupação de haver um reajuste “justo” e que possa ser cumprido “corretamente”, sem que haja impacto na folha de pagamento que possa inviabilizar a gestão municipal e comprometer os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Desta forma, os gestores foram convidados a participar do encontro em que estavam presentes os vereadores, a secretária de educação, supervisora de ensino e o prefeito local, Diego Cinto (MDB).
Após análise do impacto financeiro, o prefeito apresentou a proposta onde o maior percentual de aumento sem prejuízo a folha de pagamento seria o de, no máximo, 15% – que, somando aos 10,06% já concedido aos professores, totalizará assim o percentual de reajuste real 25,06%.
A administração municipal enxerga que o percentual de 33,24%, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), trata-se de uma portaria que, devido à instabilidade legal sobre o ato, pode ser revogada a qualquer momento.
Os presentes analisaram o proposto, e pensando nesse contexto todos os participantes da reunião optaram por acatar a proposta apresentada, que será encaminhada à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.