O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda oficial em Sorocaba na última sexta-feira (14) para acompanhar a entrega de 789 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Lula está acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
O avião presidencial pousou às 9h56 no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba.
O local da visita é uma empresa especializada em adaptação de veículos especiais, que fica em uma área industrial da cidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, 559 municípios de 21 estados serão beneficiados, inclusive Sorocaba, que receberá quatro unidades, como informou Padilha em seu perfil nas redes sociais.

Segundo o Governo Federal, esta é a maior entrega de ambulâncias do Samu da atual gestão. Entre os veículos, 703 são para renovação da frota de 501 cidades em 13 estados. Cada um custou R$ 289 mil, totalizando R$ 203,1 milhões.
Outras 86 Unidades de Suporte Avançado (USA) são para expansão do Samu 192 em 72 cidades de 17 estados. A entrega faz parte da renovação de frota do Samu, com o investimento do Novo PAC.
Região
O município de Taguaí foi uma das cidades da região sudoeste de SP contempladas com um veículo e o prefeito Edinho Fundão (PSD), o vice-prefeito Rafael Corona (PL) e o vereador Dudu da Ambulância (Republicanos) estiveram presentes no evento.
“Nós estamos fazendo o dever de casa de investir corretamente os recursos públicos na saúde e em demais setores, como também na parte de projetos e documentação em dia, por isso somos contemplados. Nosso relacionamento com o Governo Federal também nos credencia nessa conquista, então temos que agradecer ao presidente Lula, ao vice-presidente Alckmin e ministro da Saúde Alexandre Padilha por essa ambulância do Samu que estará disponível para atender a nossa população”, destacou Edinho.
Segundo o Ministério da Saúde, em quatro anos, a cobertura vai passar de 87% para mais de 90% da população brasileira, ampliando o acesso ao serviço do Samu, que estava estagnado desde 2017.
Além de Taguaí, as cidades da região que receberam a ambulância do Samu são: Cerqueira César, Fartura, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Santa Cruz do Rio Pardo e Taquarituba.
