Timburi é o município da região que possui maior porcentagem de vegetação nativa (29%) e o único na classificação verde claro do Inventário Florestal. (Foto: Wikimedia Commons)
Timburi é o município da região que possui maior porcentagem de vegetação nativa (29%) e o único na classificação verde claro do Inventário Florestal. (Foto: Wikimedia Commons)


O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, divulgou no final do mês passado o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

Na região, cidades como Timburi, Fartura e Piraju fazem parte dos municípios categorizados. Dos 23 municípios que compõem a Instância de Governança Regional Angra Paulista, somente 11 foram certificados para o novo Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.

De acordo com o Ministério do Turismo, os repasses de verbas para obras de infraestrutura turística atenderão preferencialmente os municípios inseridos no mapa do turismo, que busca desta forma aprimorar a aplicação de recursos públicos em localidades onde o turismo é estratégia de investimento e retorno econômico.

PUBLICIDADE

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles, estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, as empresas e trabalhadores devem estar registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

“O município [de Timburi] também comprovou a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e assinamos o termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Com esta classificação, Timburi poderá receber verbas do Ministério de Turismo para obras de infraestrutura e cursos de qualificação no setor turístico. Aproveito a ocasião, para agradecer o apoio que temos recebido do prefeito Silvinho, pois desenvolvemos várias ações para conseguir esta classificação no Ministério”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Timburi e vice-prefeito, Anderson Solé (PSDB).

PUBLICIDADE

Para o prefeito Silvio Polo (MDB) é uma alegria muito grande ver Timburi fazendo parte deste mapa nacional. “Enfrentamos um período difícil, devido à pandemia, mas com o avanço da vacinação já estamos promovendo o calendário de eventos para voltar de forma segura as atividades”, afirmou o prefeito, que fez questão de agradecer o trabalho do vice Anderson Solé, da secretária de turismo Ana Maria e de toda a equipe.