Com o dobro de votos recebidos em 2020, Fernanda Carrara (PSB), mulher trans, foi reeleita no último domingo (6), em Piraju, na região sudoeste de São Paulo.
A vereadora recebeu 884 votos (6,03%) que, segundo ela, equivalem a praticamente o dobro da quantia de votos que recebeu quatro anos atrás.
Fernanda foi a segunda candidata mais votada da cidade, ficando atrás de Erico Tavares (PSDB) por apenas 15 votos. No total, 11 vereadores ocupam a Câmara Municipal de Piraju.
Ao G1, a vereadora conta que entre as pautas que defende estão a luta contra todos os tipos de preconceito e as necessidades dos cidadão pirajuenses, como acesso à saúde pública de qualidade, educação, emprego e renda, cultura, esporte e lazer.
Para a próxima legislatura, uma das principais pautas da vereadora reeleita será a implantação de um ambulatório para pessoas trans. “Estou solicitando ao Departamento de Saúde de Piraju a implantação do atendimento integral, garantido por lei, ao Publico Transexual”.
A vereadora também diz que pretender seguir fiscalizando o executivo. “Que eu quero agradecer as pessoas que confiam em mim e me ajudaram também nesta função de fiscalizar seja me ligando me mudando mensagem me enviando cartas. Eu quero agradecer a todos pela confiança”.
História na política
Fernanda, que tem 47 anos, nasceu em Piraju e atribui a sua entrada na política ao apoio de grandes amigos e, especialmente, à mãe de uma amiga, dona Zoraide, que a incentivou a participar de uma campanha política em 2008.
Ela começou sua carreira no DEM, concorrendo pela primeira vez em 2008, mas não foi eleita, ficando apenas como suplente. Por 12 anos, ela trabalhou em seu salão de beleza, mas sempre atenta ao cenário político.
Em 2020, decidiu tentar novamente, desta vez pelo PTB, e se elegeu com 361 votos.
No salão de beleza, atuava no tratamento e cortes de cabelo e maquiagens para festas e eventos. Ela costuma compartilhar parte deste trabalho na área da estética nas suas redes socias.