Imagem ilustrativa. (Foto: CCS/Ribeirão Preto)
Imagem ilustrativa. (Foto: CCS/Ribeirão Preto)


A seca e o calor já levam municípios a adotar ou prever racionamento de água no interior de São Paulo. Cidades importantes como Bauru e São José do Rio Preto enfrentam escassez de água para abastecimento. Em Bauru e outras cidades, o rodízio já está em vigor. Rio Preto vai decidir se adota a medida na terça-feira (17).

Os incêndios agravam a situação, elevando o consumo de água, usada para a limpeza da fuligem nas casas e no combate às chamas. Ao menos 53 municípios do Estado estão em emergência devido à seca e aos incêndios, segundo a Defesa Civil estadual. No final de julho, eram dez cidades nessa condição.

Com a previsão de atraso na temporada de chuvas este ano, as prefeituras realizam campanhas e impõem multas pelo desperdício.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira (11), Atibaia decretou emergência hídrica e adotou o rodízio devido ao risco de desabastecimento. A cidade foi dividida em três setores que recebem água em dias alternados.

Foram fixadas multas para quem lava carros, calçadas ou regar jardins. Moradores foram convocados a denunciar desperdícios. “A medida pretende mitigar os efeitos das secas de forma a manter o sistema de abastecimento de água com o menor prejuízo possível à população”, diz o decreto.

PUBLICIDADE
Represa de Jurumirim, em Avaré. (Foto: Renan Ciconelo/TV TEM)
Represa de Jurumirim, em Avaré. (Foto: Renan Ciconelo/TV TEM)

Região

Na região, a Represa de Jurumirim vem apresentando índices de volume útil considerados muito baixos neste ano de 2024.

Com a falta de chuvas na região durante a estação, a situação tem se agravado no decorrer das semanas. No momento, segundo dados do Operador do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório de Jurumirim conta com 20,32% de seu volume total.

PUBLICIDADE

A represa apresentou pico negativo no ano de 2000, com 14,75% do total do reservatório. Além de Avaré, banha diversos municípios, entre eles Cerqueira César, Piraju, Itaí, Taquarituba, Paranapanema e Angatuba.