A represa de Jurumirim é destino de turismo náutico bastante conhecido no interior paulista. (Foto: Divulgação)
A Represa de Jurumirim é destino de turismo náutico bastante conhecido no interior paulista. (Foto: Divulgação)


O Projeto de Lei 3144/21 cria a Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) Vale do Panema, formada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim e os dez municípios do seu entorno. O texto atualmente tramita na Câmara dos Deputados.

Os municípios incluídos na área turística são: Piraju, Cerqueira César, Arandu, Tejupá, Avaré, Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Itatinga e Angatuba, todos no estado de São Paulo.

“Cremos que o reservatório da represa de Jurumirim e seu entorno cumprem todas as condições para que sejam considerados uma Área Especial de Interesse Turístico”, diz o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), autor do projeto.

PUBLICIDADE

Segundo ele, o turismo é uma das principais atividades econômicas da região, especialmente o náutico e de pesca, beneficiado por infraestrutura de esportes e lazer. Entre os atrativos, o deputado destaca a Praia dos Holandeses, a Praia Branca, os loteamentos Santa Cristina e Enseada Azul e a praia fluvial Ilha do Sol.

Deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), autor do projeto. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

De acordo com a legislação, Áreas Especiais de Interesse Turístico são trechos a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico.

PUBLICIDADE

As AEITs são instituídas por decreto. O governo federal cuida dos estudos necessários à instituição das áreas e das desapropriações. A modificação não autorizada desses espaços pode acarretar multa e ação penal.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

PUBLICIDADE