Entre os 100 mais ricos, Itaí ficou na 99ª colocação. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaí)
Entre os 100 mais ricos, Itaí ficou na 99ª colocação. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaí)


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma nota neste início de ano com o ranking dos 100 municípios mais ricos do agronegócios do país, tendo por base os dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), referente a 2020, divulgada em outubro de 2020. O destaque regional ficou por conta de Itaí, 99º colocado no levantamento.

De acordo com a nota, duas classificações foram utilizadas: pelo valor da produção das lavouras permanentes e temporárias, e pelo Produto Interno Bruto dos municípios. Foram classificados 100 municípios, a partir do total levantado pelo IBGE, e verificada a posição de cada um em relação ao valor da produção e ao PIB. Como a informação mais recente sobre o PIB municipal é de 2019, usou-se essa referência para fazer algumas classificações.

As informações que podem ser obtidas a partir desses dados permitem observar as áreas mais ricas da agricultura, e alguns fatores relacionados a esse processo. O IBGE destaca a produção de algodão, soja, milho, café e cana-de-açúcar. Segundo a Conab, a safra de grãos foi de 257,0 milhões de toneladas.

PUBLICIDADE

A maior parte dos municípios com maior valor da produção situa-se no Mato Grosso, além de Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. O Mato Grosso tem 35 municípios, Bahia tem nove, Goiás tem dez, Mato Grosso do Sul 13, Minas Gerais apresenta oito e São Paulo tem seis.

Colocação do 71º ao 100º no ranking. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaí)

Os seis municípios de São Paulo com as melhores classificações foram: em 14º Itapeva, em 53º lugar Casa Branca, em 76º lugar Morro Agudo, em 92º lugar Buri, em 95º lugar Guaíra e em 99º lugar Itaí.

PUBLICIDADE