Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação/MP-SP)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação/MP-SP)


A Promotoria de Justiça de Itaí realizou, na última sexta-feira (15), uma atividade de capacitação voltada às novas conselheiras tutelares do município.

Na ocasião, o promotor Evelton David Conti Isoppo tratou das atribuições do Conselho Tutelar e dos papéis institucionais, tanto daquele órgão quanto do Ministério Público, na defesa dos interesses de crianças e adolescentes. Ele falou para as cinco titulares e as cinco suplentes dos cargos, eleitas no pleito ocorrido em outubro deste ano.

De acordo com Isoppo, o encontro foi promovido diante da necessidade de estimular diálogos e fomentar uma maior integração entre as instituições.

PUBLICIDADE

“A atuação integrada do Ministério Público com os demais órgãos voltados à garantia de direitos, como o Conselho Tutelar, desponta imprescindível à salvaguarda efetiva e resolutiva das questões que surgem no seio da comunidade. Quanto melhor for a qualidade da comunicação entre o promotor de Justiça e os conselheiros tutelares, melhor também será o desenvolvimento dos trabalhos para superação das demandas infantojuvenis”, afirmou o membro do MP-SP (Ministério Público de São Paulo).

Ainda segundo o promotor, a relação colaborativa entre Ministério Público e Conselho Tutelar precisa visar ao planejamento das ações de forma articulada, com metodologia e definição de protocolos de atendimento. “Essas medidas são indispensáveis para uma atuação comprometida com os objetivos e princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente”, completou.

PUBLICIDADE