O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, será o responsável por abrir o 3º Festival de Inverno do Cordão (FIC), em Avaré. A programação cultural e gratuita, que envolve painéis sobre política, literatura, vinhos, apresentações musicais e feira gastronômica, acontece no sábado (27), a partir das 14h (confira todos os horários ao final do texto).
A iniciativa do Projeto Cordão terá mais de oito horas de programação. Entre os nomes de destaque, está o do ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates. Escritoras como Adriana Negreiros, Andréa Del Fuego, Márcia Tiburi e Natalia Timerman também marcam presença.
Uma das grandes atrações do evento será a exposição “Nósoutros”, do renomado fotógrafo brasileiro Bob Wolfenson. Com expografia dos arquitetos André Vainer e Tiago Wrigh, além da curadoria de Juliana Arruga, esta deve ser a primeira vez que a mostra será montada em um espaço totalmente aberto e integrado à natureza.
Ao todo, serão expostas 12 fotografias da série, que retrata pessoas de diversos lugares do mundo em grandes afluxos de transeuntes, como cruzamentos ou faixas de pedestres. Nestes locais, a lente de Bob captou o grande paradoxo que se coloca em qualquer lugar do planeta: o de ser igual e diferente. “O desejo de pertencer a um grupo e, ao mesmo tempo, querer se distinguir dele”, descreveu o fotógrafo.
A candidata à vice-presidência nas eleições de 2018 e à prefeitura de Porto Alegre (RS) em 2020, Manuela D’Ávila (PCdoB), também participa do evento em Avaré, ao lado do empresário Eduardo Moreira, do escritor e jornalista Lira Neto, do político português José Sócrates e do jurista Alysson Mascaro.
Durante o evento, também acontecerá a reinauguração da Livraria Contracorrente, a única livraria de Avaré que também fica dentro do Projeto Cordão, criado em 2019 pelo casal de advogados Rafael Valim e Camila Valim.
“O Projeto Cordão é um lugar de encontro destinado ao debate e à reflexão sobre temas de interesse da sociedade brasileira, onde todos podem falar e escutar livremente, sem preconceitos. Em um momento em que a cultura é tão pouco valorizada na sociedade, gostamos de nos referir ao projeto como uma ilha de resistência cultural, cujo objetivo é incentivar e celebrar as manifestações artísticas e de pensamento de todos os tipos”, explicou Rafael Valim.
Essa é a terceira edição do FIC, que se debruça em atrações musicais voltadas ao gênero choro. Desta vez, as apresentações ficam por conta de João Camarero e Antonio Carlos Bigonha, Carmen Queiroz, grupo Panorama do Choro e banda Cordão Pixinguinha.
Entre um painel e outro, os visitantes ainda poderão degustar de drinques e comidas da Feira Gastronômica, com parceiros comerciais da região de Avaré. Produtos e artesanatos regionais também estarão expostos para venda. O evento tem a consultoria de Marco Cachada, administrador da Festa Literária Internacional de Paraty (RJ).
Serviço
3º Festival de Inverno do Cordão (FIC);
Quando: 27 de julho (sábado), das 14h às 22h30;
Onde: Rua Virgílio de Araújo Valim s/n, em Avaré.
Programação
14h: Abertura com Ministro Sílvio Almeida, Camila e Rafael Valim;
15h: Painel sobre Literatura, com Adriana Negreiros, Márcia Tiburi, Andréa Del Fuego e Natália Timerman;
16h15: Grupo de prática em conjunto do Cordão;
16h30: Painel sobre Política, com Lira Neto, Manuela D’Avila, Eduardo Moreira, José Sócrates e Alysson Mascaro;
18h: Banda Cordão Pixinguinha;
18h15: Painel sobre Fotografia, com Carmen Negrão e Bob Wolfenson;
19h15: Painel sobre Vinhos, com Pétria Chaves, Gabriela Monteleone, Luís Henrique Zanini e Ariel Kogan;
20h30: João Camarero e Antonio Carlos Bigonha;
21h30: Panorama do Choro;
22h30: Carmen Queiroz.