A Prefeitura Municipal de Fartura implantou duas ciclofaixas no perímetro urbano, visando atender as necessidades da população quanto à mobilidade urbana e dar mais segurança a circulação de veículos não motorizados. A ação empolgou os ciclistas farturenses.
Uma delas está localizada à Rua Maximiano de Andrade e possui 400 metros de extensão. A outra está na Avenida Antônio Prioli e tem 600 metros. O coordenador de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Juliano Fabro, informou que o objetivo é incentivar o transporte saudável e reduzir a emissão de gás carbônico, além de melhorar o trânsito, com menos veículos circulando nas ruas.
A implantação segue as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A Prefeitura estuda a implantação de mais ciclofaixas em novos pontos da cidade, segundo informou Juliano e o prefeito, Luciano Filé (PSDB).
Para manter um convívio amistoso nas ruas da cidade, o condutor de carros, motos e caminhões não deve estacionar ou transitar sobre essas vias. A pena, neste caso, é multa e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A prefeitura informa que ciclofaixas criam um trânsito mais fluido, diminuindo a incidência de acidentes em função da disputa entre carros, motos e bicicletas pela via.
A faixa especial para ciclistas permite que eles se locomovam em sua própria velocidade, sem a pressão de acompanhar o tráfego. “Trata-se de um fator de segurança essencial”, enfatiza Filé, que acompanhou o serviço de sinalização.
A pintura foi realizada pela empresa Esfera Sinalizações, vencedora do certame licitatório.