Vacinação contra a covid-19 no Centro de Saúde de Fartura. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)
Vacinação contra a covid-19 no Centro de Saúde de Fartura, no início de 2021. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


O município de Fartura completou nesta sexta-feira (12) 20 dias sem registrar novos casos de covid-19. Segundo a equipe de saúde, responsável pelos casos de coronavírus, o último diagnóstico positivo aconteceu no dia 22 de outubro.

Desde o início da pandemia, foram somados 2.496 casos de farturenses com a doença. Destes, 2.445 se recuperaram e 51 infelizmente faleceram.

Até a semana passada, a cidade farturense havia vacinado mais de 85% da população com a primeira dose. Em relação à segunda dose (ou à dose única), mais de 70% dos fartureneses já completaram o ciclo vacinal.

PUBLICIDADE

No entanto, a Prefeitura Municipal reforçou o pedido para que todos continuem seguindo os protocolos sanitários, usem máscaras corretamente (cobrindo o nariz e a boca), mantenham a higiene das mãos com água e sabão e/ou utilizem álcool em gel, vacinem-se e continuem evitando aglomerações.

Doação de sangue

Recentemente, a cidade de Fartura criou o Banco Municipal de Doadores de Sangue. Desta forma, a Coordenadoria de Saúde de Fartura está convocando os integrantes e novos moradores que queiram ajudar o próximo com este ato de amor. A mobilização acontece neste sábado (13) e os interessados podem deixar seus nomes com Milena Costa, no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli. O telefone para contato é o (14) 9.9604-0655. A saída será da Rodoviária Municipal.

PUBLICIDADE

O coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira, informou que a coleta será realizada pelo Hemocentro de Botucatu, onde pacientes do município de Fartura são atendidos e hospitalizados diariamente. Ele divulgou também que a doação não expõe a pessoa a nenhum risco, pois todo material é descartável; há a liberação da entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre cada indivíduo.

O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, são reforçados os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos. Vale lembrar que até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio da Covid-19 via transfusão.

PUBLICIDADE