O programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal voltado para mulheres e pessoas que menstruam, com idade de 10 a 49 anos, e que façam parte de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
A Coordenadoria Municipal da Assistência Social de Fartura informou nesta semana que está trabalhando para que o programa chegue a quem precisa no município, orientando as famílias que têm o direito ao benefício.
Pessoas interessadas devem se dirigir à sede da coordenadoria, localizada na Rua Dr. Castro, 205, na Vila Nova, ou entrar em contato pelo telefone (14) 3382 4001 para agendamento.
A equipe da Assistência Social comunicou que irá analisar caso a caso para verificar se as solicitações têm direito ao programa.
Após a análise, a pasta explicou que uma autorização será emitida para que a pessoa possa retirar o absorvente em estabelecimentos credenciados no programa Farmácia Popular do Brasil.
Programa Dignidade Menstrual
Anunciado há um ano, o programa Dignidade Menstrual segue os critérios do Bolsa Família, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa, que prevê investimento de R$ 418 milhões por ano.
Também serão atendidas pessoas em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas.
O ministério acrescenta que o programa, voltado a todas as pessoas que menstruam, alcançará mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e intersexo.