A prefeitura de Piraju, por meio de decreto publicado neste fim de semana, irá permitir o retorno do comércio não essencial na cidade apenas a partir da próxima quinta-feira (15). Desde esta segunda (13), o município avançou da fase 1 (vermelha) para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual da economia no estado paulista.

Lojas do varejo e atacado poderão funcionar das 12 horas às 16 horas em dias de semana, e das 9 horas às 13 horas de fim de semana, com 20% de sua capacidade. Bares e restaurantes poderão funcionar somente pelo sistema de entrega, sem consumo no local. O decreto entra em vigor a partir desta quarta (15). Por outro lado, cabeleireiros, barbeiros e academias ainda não poderão funcionar.

Avaré foi outro município da região que não adotou a abertura logo no primeiro dia. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal avareense, o decreto atual, que mantém a cidade na fase vermelha – na qual somente atividades essenciais podem funcionar – permanece até amanhã (14).

PUBLICIDADE

Tanto Avaré quanto Piraju chegaram a pedir na Justiça para que avançassem de fase quando a região da DRS Bauru (e boa parte do estado de São Paulo) regrediram à etapa mais restritiva do Plano SP. Ambas tiveram seus respectivos pedidos negados.

Maioria das regiões avançou da fase vermelha para a laranja, mas uma parcela já está na etapa amarela. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
Maioria das regiões avançou da fase vermelha para a laranja, mas uma parcela já está na etapa amarela. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)