O registro de candidatura do atual prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), e de seu candidato a vice, Carlinhos Pneus (PL), permanece indeferido para as eleições municipais deste ano. Nesta quinta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) votou por maioria de votos (5 a 1) contra o recurso da chapa. Foi a segunda vez que o pedido de registro da chapa foi negado.
Ainda foi votado um recurso de Carlinhos Pneus, que também foi negado. No entanto, os nomes de Zé Maria e Carlinhos ainda vão aparecer nas urnas no pleito no próximo domingo (15), mas os votos não serão validados. A dupla agora espera por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.
A situação que culminou na impugnação da candidatura tem origem nas eleições de 2016, quando os candidatos, segundo a investigação, praticaram abuso do poder econômico e influenciaram o resultado do processo.
A condenação foi confirmada pelo TRE-SP, em representação por doação em campanha eleitoral acima do limite legal de R$ 30.628,06. O juiz eleitoral Acauã Muilher Tirapani apontou irregularidade na prestação de contas de José Maria ao PPS, quando declarou o valor de cerca de 33 mil reais. Já Carlinhos Pneus – candidato a prefeito em 2016 – também teve condenação por doação em campanha eleitoral acima do limite, no valor de R$ 11.104,07.
Outro lado
Após a divulgação da decisão em veículos de imprensa locais, a coligação “Caminho Certo” emitiu um comunicado oficial informando que já está encaminhando recurso para apresentar ao TSE contra a decisão do TRE-SP. “Continuamos convictos da idoneidade de Zé Maria e Carlinhos Pneus nas eleições de 2016, quando o candidato contrário era vice e não foi denunciado”, diz a nota.
Confira mais detalhes sobre a votação do recurso de Zé Maria e Carlinhos no Minuto do Amorim: