O ex-prefeito de Fartura, Zé da Costa. (PSD). (Foto: Reprodução/Facebook)
O ex-prefeito de Fartura, Zé da Costa (PSD). (Foto: Reprodução/Facebook)


A ação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral que poderia impugnar a candidatura do ex-prefeito de Fartura José da Costa (PSD) nas eleições municipais de 2024 foi julgada procedente pelo juiz Dr. Augusto Bruno Mandelli, da Zona Eleitoral de Fartura. Desta forma, o candidato no momento não está apto a concorrer.

Ainda cabe recurso na Justiça Eleitoral, no entanto, há a possibilidade de, em uma eventual eleição do ex-prefeito e, se o caso não fosse revertido em instâncias superiores, seus votos podem ser anulados e o município teria de realizar novas eleições.

Ex-prefeito de Fartura por dois mandatos (2000 a 2008), Zé da Costa foi condenado em 2019, em uma decisão em terceira instância, que suspendeu seus direitos políticos por 5 anos, deixando-o inelegível para as eleições municipais de 2020. Porém, o promotor público eleitoral, Dr. Lúcio Camargo de Ramos Júnior, pediu a impugnação de sua candidatura neste ano com base na Lei da Ficha Limpa, que suspende os direitos políticos por 8 anos, após ter cumprido os 5 anos da decisão em 2019.

PUBLICIDADE

Possibilidades

Em contato com Zé da Costa, o Jornal Sudoeste do Estado informou que o ex-prefeito está se reunindo com seu grupo político desde ontem para definir qual rumo irá tomar, mas informações obtidas extraoficialmente pelo veículo de imprensa apontam que Marcão do Haras (PSD), que hoje é candidato a vice-prefeito, seria o nome escolhido para substituir o candidato impugnado. Além disso, Regina Célia, esposa de Zé da Costa e candidata à prefeitura em 2020, seria a vice pela coligação “Trabalho e Respeito pelo Povo”.

Atualmente vice e cotado para ser candidato a prefeito, Marcão do Haras é proprietário do Haras Piedade e filiou-se ao PSD em janeiro. (Foto: Divulgação)
Atualmente vice e cotado para ser candidato a prefeito, Marcão do Haras é proprietário do Haras Piedade e filiou-se ao PSD em janeiro. (Foto: Divulgação)

A mudança de candidato pode ser efetuada até 20 dias antes do pleito eleitoral, marcado para o dia 6 de outubro de 2024.

PUBLICIDADE

O jornal ainda publicou que outros nomes estão sendo especulados como possíveis candidatos a prefeito ou vice, entre eles os vereadores Bruno Guazzelli (PSD) e Anderson Lima (PSD), como também o candidato a vereador Édson Sarapiá (PSD).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Zé da Costa (@zedacostaemarcao)

Até esta sexta-feira (6), a situação deverá ser definida oficialmente e a coligação deverá divulgar a decisão à imprensa e em suas redes sociais. A página oficial da candidatura no Instagram também anunciou que fará uma live na noite desta quinta (5).

PUBLICIDADE