Quase um ano após o episódio, Cury foi expulso de seu partido. (Foto: Divulgação/Alesp)
Quase um ano após o episódio, Cury foi expulso de seu antigo partido. (Foto: Divulgação/Alesp)


A entrega do título de cidadão ourinhense ao deputado estadual Fernando Cury (União Brasil), que estava programada para uma sessão solene na próxima quarta-feira (4), foi cancelada.

A homenagem foi proposta pelo vereador Santiago de Lucas (DEM), atual presidente da Câmara de Vereadores de Ourinhos, em 2017.

A solenidade foi alvo de críticas, até porque Fernando Cury teve o mandato suspenso por seis meses depois de apalpar dentro do plenário a deputada Isa Penna (atualmente no PCdoB, na época no PSOL), em caso que teve repercussão nacional e até internacional.

PUBLICIDADE

Cury também foi expulso de seu antigo partido, o Cidadania, e ainda responde a um inquérito policial por tais atos.

A imprensa local abordou a concessão do título, e alguns jornais qualificaram a homenagem como “exposição ao ridículo”.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (2), a OAB de Ourinhos publicou uma nota oficial, através da Comissão da Mulher Advogada, repudiando o título ao deputado e pedindo a suspensão da sessão solene. Movimentos sociais também haviam manifestado o seu repúdio à homenagem nos últimos dias, com o objetivo de barrar a honraria.

Na região, há a expectativa de que em breve Cury ainda seja homenageado da mesma maneira pela Câmara de Taguaí, em mais um evento do gênero que tem sido realizado neste ano de eleição em cidades do interior.

PUBLICIDADE