Conhecida na cidade de Fartura por representar o grupo político dos “vermelhos”, a aliança composta por DEM, PTB e PP lançou nesta semana dois nomes de peso como pré-candidatos a prefeito e vice nas eleições deste ano: o ex-prefeito Zé da Costa e o tropeiro Dominguinhos Amaro.
De acordo com Zé da Costa, o seu nome e o de Dominguinhos foram escolhidos de forma democrática em reuniões do grupo, mas a candidatura ainda não é uma certeza. “Nós sabemos que na política temos de aguardar a convenção, que é quando é sacramentada e oficializada a candidatura. E o que for decidido na nossa convenção, que está marcada para ocorrer entre 10 a 15 de setembro, é o que vamos respeitar”, destacou.
Caso não consiga se candidatar, o ex-prefeito farturense admitiu ao Portal 014 que cogita lançar o nome de sua esposa, a professora Regina Célia Erustes Costa (PTB). “Porém, estou confiante que poderei concorrer, sem problemas, pois meus advogados estão trabalhando para isso, me dando respaldo e dizendo que vamos conseguir registrar a candidatura”, acredita.
Segundo o ex-prefeito, o nome de Célia é o que ele acredita que conseguirá maior transferência de votos entre os integrantes do grupo. A professora candidatou-se em 2012 pelo PTB e conquistou quase 4 mil votos na cidade de Fartura, ficando na segunda colocação, com 40,37% dos votos válidos. Na época filiado ao PSDB, Tinho Bortotti foi eleito para seu primeiro mandato.
Outros nomes
O atual vereador Fernando Pitukinha (PTB), por outro lado, é também pré-candidato a prefeito pelo grupo. “Como disse antes, só na convenção vamos definir os nomes da majoritária e candidatos a vereadores. E estamos alinhados para o que for decidido ser respeitado, mas já fizemos esse pré-lançamento com o Dominguinhos e eu, para já darmos início ao nosso projeto”, completou Zé da Costa.
O ex-prefeito – que teve seus direitos políticos suspensos após condenação em trânsito em julgado num caso de fracionamento de licitação para recapeamento de ruas e depende de uma liminar para concorrer – negou que haja algum tipo de racha no grupo e contou que a reunião serviu para unir os envolvidos no projeto. Outros nomes como seu próprio vice, Dominguinhos (PP), o também vereador Anderson Lima (DEM) e o ex-vereador João Massaruti são ventilados.
Procurado pela reportagem, Pitukinha endossou o discurso do colega: segundo ele, não há racha algum, pelo contrário, o grupo está até mais unido. O vereador admitiu que ser prefeito de Fartura está entre os seus objetivos, mas ressaltou que o que for decidido de forma democrática será respeitado.
“Nosso grupo sempre foi democrático. Nós, que compomos os três partidos, estamos em sintonia e bem alinhados focados nos nossos objetivos. A decisão nas convenções, independente do escolhido, será abraçada por todo o grupo. Desde quando entrei na política, meu propósito sempre foi em ajudar as pessoas através do mandato na câmara e também sonho em ser prefeito de Fartura um dia, para ajudar ainda mais”, afirmou Pitukinha.