A prefeitura e a população do município de Timburi se despediram nesta quinta-feira (15) do ex-prefeito José Francisco das Neves, popularmente conhecido como Zé Cota. Quando político, e até mesmo depois de deixar a vida pública, ele foi considerado referência entre os líderes municipais da região.
Zé Cota tinha 91 anos de idade – segundo o jornalista Cristiano Amorim, que o entrevistou recentemente, era o homem mais velho de Timburi – e cumpriu dois mandatos como vereador (de 1965 a 1968 e de 1969 a 1972), e outros três como prefeito (de 1973 a 1976, de 1983 a 1988 e de 2001 a 2004).
Entre suas principais realizações na esfera administrativa, destacam-se a construção de casas populares, do prédio da Câmara, da Casa da Agricultura e do antigo prédio da Creche Infantil; a implantação de galerias para captações de águas pluviais; reformas no estádio Lúcio Martins Esteves; a reativação do prédio da Escola Gilda Zanforlin dos Reis Thosi; o asfaltamento entre Timburi e Bernardino de Campos, entre outras benfeitorias.
A Prefeitura Municipal de Timburi, atualmente representada por Silvinho Polo (MDB), manifestou profundo pesar com a notícia do falecimento do ex-prefeito, ressaltando sua “marcante contribuição para o desenvolvimento e o progresso de Timburi”.
“Neste momento de luto, a prefeitura de Timburi estende suas condolências aos familiares e amigos de Zé Cota, compartilhando a dor pela perda de um grande homem público. Manifestamos solidariedade e desejo de conforto durante esse período de despedida”, afirmou a prefeitura.
Zé Cota era admirado também por líderes políticos de outras cidades da região. Em abril de 2022, ele recebeu a visita do atual prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi (PTB), e do ex-prefeito de Fartura Zé da Costa.
“Tive o privilégio de viajar com ele durante muitos anos para São Paulo, em décadas passadas. Ele era muito conhecido na capital, quando chegávamos no Palácio do Governo, o seu José Cota encantava a todos com seu jeito simples e carismático. Foram muitas passagens alegres e bonitas que trago guardadas em minha memória”, contou Isnar na época.
O velório do ex-prefeito timburiense está sendo realizado nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Timburi, onde a população terá a oportunidade de prestar suas últimas homenagens. O sepultamento está previsto para ser realizado no Cemitério Municipal, às 16h30.