A cidade de Taquarituba registrou nesta semana um aumento significativo nos casos positivos de covid-19, segundo as autoridades municipais de Saúde. Do início da semana para esta quinta-feira (16), o número de confirmados saltou de 23 para 28, e mais de 20 novas notificações foram recebidas.
Dos 28 casos positivos, 20 já se recuperaram e oito estão em processo de recuperação. Dois deles, porém, atualmente estão internados em Botucatu. Segundo os números oficiais divulgados pela administração taquaritubense nesta manhã, há ainda 12 suspeitos aguardando resultados e outros 30 em monitoramento – esse último índice deve subir em breve, assim como o total de notificações (148 no momento). Não foi registrado até agora nenhum óbito em Taquarituba.
A coordenadora municipal de Saúde, Natali Fonseca, alertou para o fato de que vários dos novos infectados são pessoas ligadas a pacientes que já tinham apresentado a doença, o que pode significar que as medidas de isolamento domiciliar não estão sendo seguidas corretamente.
“Muitas pessoas que vêm positivando são contatos de pessoas que já estavam contaminadas. Então a gente conclui que o isolamento domiciliar não está sendo feito do jeito adequado. Esse cuidado tem que ser redobrado”, disse a coordenadora em transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura Municipal.
Natali frisou alguns cuidados necessários durante a quarentena no mesmo imóvel, como não compartilhar copos e talheres e usar sempre máscaras, mesmo dentro de casa. Outra observação da coordenadora foi em relação à demora de muitos cidadãos em procurar atendimento.
“Há muitas pessoas que estão procurando atendimento com cinco ou seis dias apresentando sintomas. A gente vem pedindo todo dia: se você tem algum sinal de sintoma, procure uma unidade de saúde para ser avaliado”, completou.