O Brasil tem se destacado nos últimos anos na produção de algodão. (Foto: Divulgação)
O Brasil tem se destacado nos últimos anos na produção de algodão. (Foto: Divulgação)


O São Paulo Cotton Day 2025, um dos maiores eventos da cadeia produtiva do algodão no estado de SP, foi o palco escolhido pela Sell Agro para apresentar suas soluções inovadoras voltadas à melhoria da produtividade e qualidade na cotonicultura.

Realizado neste dia 15 de maio, na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, em Itaí, na região sudoeste paulista, o evento marca os 25 anos da Associação Paulista dos Produtores de Algodão (APPA) e reúne profissionais do setor agrícola para discutir os principais avanços tecnológicos e desafios da cultura do algodão.

A Sell Agro foi uma das principais empresas presentes no evento, trazendo soluções que visam aprimorar o desempenho no campo e a qualidade da colheita. Durante o encontro, a empresa apresentou dois produtos de destaque: o ARES 4.0, um adjuvante que potencializa o uso de defensivos agrícolas, e o HI SPEED, um limpador de fusos que contribui para a preservação e eficiência dos equipamentos de colheita.

PUBLICIDADE

Além da apresentação dos produtos, o São Paulo Cotton Day 2025 contou com painéis e palestras que discutiram temas essenciais como os avanços tecnológicos, as práticas sustentáveis e as tendências do setor têxtil, reunindo especialistas e profissionais para debater o futuro da cotonicultura e as soluções para os desafios enfrentados pelos produtores.

Brasil em destaque na produção de algodão

A produção brasileira de algodão em pluma cresceu em 2023 pelo terceiro ano consecutivo, ao passo que a americana caiu. Esse cenário levou o Brasil a se tornar o maior exportador mundial da pluma em 2024, ultrapassando os Estados Unidos, que ocupavam a primeira posição desde a safra 1993/94.

PUBLICIDADE

A cotonicultura nacional tem aumentado a área a cada ano, com produtores estimulados pela rentabilidade, pela evolução tecnológica e pelo produto de alta qualidade. Porém, a demanda interna apresenta avanço modesto e os excedentes domésticos crescem a cada ano.

Com isso, a sustentação aos valores da pluma vem do mercado internacional, mostra o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em boletim sobre o ano de 2023.

PUBLICIDADE