Após dois anos em atividades remotas por conta da pandemia de covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Taquarituba retomou as atividades presenciais nesta última semana, nos locais habituais de atendimento.
O Serviço de Convivência integra o conjunto de serviço do Sistema Único de Serviço Social (SUAS), oferecendo novas reflexões à população com vulnerabilidades sociais, contribuindo para o planejamento de estratégias e construção de novos projetos de vida que visam a convivência, a socialização e acolhida das famílias cujos vínculos precisam ser protegidos.
Crianças e adolescentes têm acesso a atividades esportivas, culturais, lazer e recreação, bem como oficinas com foco na promoção dos espaços coletivos e comunitários, com ações que possibilitam a formação do cidadão.
O CRAS é a referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do SUAS, e a porta de entrada para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
No primeiro dia, segunda-feira (14), foram distribuídos kits com máscara, álcool em gel e garrafa para água, com foco nas ações contra o novo coronavírus, além de um kit contendo produtos de gênero alimentício (bisnaguinha, pão de mel, leite, achocolatado, refrigerante, bolacha e gelatina).
Todas as crianças matriculadas no SCFV da Casa da Criança de Taquarituba (0 a 6 anos), no Serviço de Convivência do Novo Centro e do bairro dos Aleixos (7 a 17 anos), e também crianças de famílias inseridas no PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) do bairro do Barreiro receberam os kits de boas-vindas.