O Observatório do Futuro (OF) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou o Prêmio TCESP-ODS, concurso de boas práticas desenvolvidas para o enfrentamento da Covid-19 no âmbito da gestão pública, com o objetivo de destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na superação das crises desencadeadas pela pandemia.
A Saúde de Taguaí foi premiada pela prática Reorganização da Atenção Básica em tempos de Pandemia. O município, mesmo no período mais crítico da pandemia, manteve com segurança os atendimentos de rotina, dando continuidade no cuidado continuado de pacientes com condições crônicas (hipertensos, diabéticos, gestantes, etc) e com medidas de prevenção como vacinação, como exames de rotina e papanicolau.
As hortas nas unidades de saúde também auxiliaram no complemento de alimentação saudável para população da área de abrangência, especialmente algumas famílias com maior vulnerabilidade.
Essas ações evitaram que a população adoecesse por outras doenças.
Manter os atendimentos dos grupos com doenças crônicas não transmissíveis e sintomáticos respiratórios demandou planejamento da gestão e organização das equipes de saúde em um pequeno intervalo de tempo.
Estiveram presentes na premiação, juntamente a equipe gestora da saúde: Renata Bergamo Pires, Giovana Cadamuro Rocha de Andrade e Maria Gabriella Galdino.
“Esse prêmio é o retorno do trabalho incansável de todos os profissionais de saúde que acreditam na qualidade de atendimento do SUS para melhor atender a população”, informou a prefeitura em nota.