Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco. (Foto: Cynthia S. Goldsmith via Agência Brasil)
Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco. (Foto: Cynthia S. Goldsmith via Agência Brasil)


O Ministério da Saúde atualizou para sete o número de casos suspeitos de varíola dos macacos. O caso em investigação mais recente foi notificado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Saúde do estado de São Paulo.

Até o momento, o Brasil não possui nenhum caso confirmado da doença. Os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e outros dois casos são monitorados em Rondônia.

Segundo a pasta, os pacientes estão “isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

PUBLICIDADE

Em nota, o governo estadual disse que “no momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença”.

Ainda segundo a pasta, não há informações sobre o estado de saúde do paciente e “qualquer afirmação neste momento da relação do caso com a doença é precipitada”.

PUBLICIDADE