A Coordenadoria de Saúde de Fartura informou nesta terça-feira (31) que foi encontrado no município recentemente um Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Trata-se da principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
A pasta não informou onde o animal foi encontrado, mas frisou que todos devem estar em alerta para evitar a proliferação, principalmente nas proximidades de unidades que atendem crianças pequenas, como creches e escolas.
Para evitar acidentes, a recomendação é livrar-se dos restos de comida que podem atrair baratas – alimento natural do escorpião – e não criar locais em que os escorpiões possam se esconder, como materiais de construção e entulhos.
Caso haja suspeita da picada de escorpião, o ideal é apenas lavar com água e se dirigir imediatamente ao Pronto Socorro Municipal. A pasta ainda lembra que Fartura é ponto estratégico para a aplicação do soro antiescorpiônico. No Pronto Socorro da cidade, o médico responsável analisará o ferimento e indicará o melhor tratamento.
É importante ressaltar que o grupo de maior risco é o de crianças de até 10 anos de idade. A picada pode levar a óbito se não tratada imediatamente.