A rodovia começou a ser construída em 1967. (Foto: André Kenji de Sousa/Flickr)
A rodovia começou a ser construída em 1967. (Foto: André Kenji de Sousa/Flickr)


A principal ligação entre a região sudoeste e a capital do estado de São Paulo, a Rodovia Castello Branco (SP-280) foi classificada como a quinta melhor do Brasil pela Pesquisa CNT de Rodovias 2021, divulgada na semana passada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A rodovia é administrada pela CCR SPVias do km 129 ao km 315, interagindo com 14 municípios, entre Tatuí e Santa Cruz do Rio Pardo.

Em 2021, a Pesquisa CNT de Rodovias avaliou 109 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais pavimentadas. As equipes avaliadoras levaram em consideração três principais características da malha rodoviária: pavimento, sinalização e geometria da via, que foram avaliadas em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. A Rodovia Castello Branco administrada pela CCR SPVias conquistou classificação geral ótima.

A rodovia também tem gestão da CCR ViaOeste, do km 13 ao km 79, entre Osasco e Itu. Logo na sequência do ranking, em sexto lugar dentre as melhores rodovias brasileiras, está a SP-075, que liga Campinas a Sorocaba, e também está sob a gestão da CCR ViaOeste, do km 0 ao km 15, entre Sorocaba e Itu.

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Outro resultado importante que demonstra o compromisso do Grupo CCR com a qualidade dos serviços é a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), eleita como a segunda melhor ligação rodoviária do país, e a Via Anhanguera (SP-330), na nona colocação, ambas administradas pela CCR AutoBAn. A SP-348, em toda a sua extensão, e a SP-330, no trecho entre São Paulo e Cordeirópolis, estão sob a gestão da CCR AutoBAn.

Nomeada incialmente como Auto-Estrada do Oeste, a rodovia Castello Branco foi um marco na história da construção civil rodoviária, sendo a primeira obra dessa dimensão no país. Sua implantação, iniciada em 1963, representou uma decisiva contribuição para o aprimoramento tecnológico da engenharia nacional da época. Foi concebida com uma série de diferenciais de conforto e segurança, curvas com ampla visibilidade, largo canteiro central já prevendo futuras ampliações, além de uma inclinação máxima que já permitia que os veículos daquela época fizessem todo o trajeto a 120 km/h.

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Vale destacar que na Rodovia Castello Branco, foi realizada recuperação estrutural do 1º e 2º Viaduto da Serra de Botucatu, com aplicação de metodologia executiva inovadora que possibilitou a execução do reforço estrutural das vigas do Viaduto II sem a necessidade da paralisação total do tráfego, mantendo operante uma das principais rodovias do Estado de São Paulo, possibilitando a interligação dos munícipios da região de Botucatu bem como, a conexão entre as rodovias.

O viaduto I tem extensão de 588 metros de extensão e 33 metros de altura, e o Viaduto II com 282 metros de extensão e 43 metros de altura, ambos sobre uma densa vegetação natural. Essa importante obra gerou mais de 1.000 horas trabalhadas, proporcionando mais de 50 empregos diretos e indiretos.

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Além dessa obra, a concessionária mantém suas equipes em constante operação para realização de obras de manutenção em viadutos e passarelas, além de recapeamento e intervenções no pavimento ao longo de todo a extensão da rodovia.

No segmento entre Tatuí e Santa Cruz do Rio Pardo, é importante enfatizar a atuação constante de conservação da rodovia, com serviços de limpeza, roçada e manutenção dos sistemas de drenagem.

Outro ponto que merece ser ressaltado é o trabalho das equipes que atuam diretamente na rodovia, proporcionando auxílio aos motoristas em casos de pane mecânica, acidentes ou outros tipos de ocorrência. A CCR SPVias possui mais de 600 profissionais e grande parte atua nos serviços de guincho, inspeção de tráfego e atendimento pré-hospitalar, disponíveis 24 horas por dia.