O governador João Doria (PSDB) durante lançamento do programa Sudoeste + 10. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
O governador João Doria (PSDB) durante lançamento do programa Sudoeste + 10. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)


O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira (3) o projeto Sudoeste + 10, que abrange 16 municípios do sudoeste de São Paulo. Entre eles, estão apenas Itaporanga, Coronel Macedo e, um pouco mais distante, Riversul. Nenhuma outra cidade da região de Fartura faz parte desta iniciativa.

A parceria entre o estado e as prefeituras locais prevê aplicação de até R$ 300 milhões em infraestrutura urbana e viária para oportunidades de desenvolvimento em setores como agricultura, meio ambiente, turismo, mineração e geração de empregos.

No âmbito estadual, o Sudoeste + 10 será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. Os municípios serão representados pelas prefeituras de Barão de Antonina, Bom Sucesso do Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí.

PUBLICIDADE

“O Sudoeste + 10 ampliará ainda mais os investimentos, com todo o apoio do governo Doria. A iniciativa se assenta em três pilares: desenvolvimento regional, redução da desigualdade social e geração de emprego e renda”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

O novo projeto busca o fortalecimento institucional das cidades mais próximas de Itapeva nas áreas de saúde, infraestrutura urbana e geração de emprego e renda.

PUBLICIDADE

Estão previstas a criação de uma unidade do Canal Direto SP + Perto, execução de um programa de desenvolvimento e expansão regional pós-pandemia, evolução das frentes de trabalho e turismo, convênios com as Prefeituras e melhorias viárias.

Recentemente, o governo do Estado anunciou uma rodada de investimentos no Sudoeste Paulista e no Vale do Ribeira pelo programa Estrada Asfaltada, que prevê obras de conservação, manutenção, recapeamento e implantação de nova sinalização de rodovias estaduais.

PUBLICIDADE

A parceria identificou oportunidades de investimento nas áreas de agronegócio, meio ambiente, turismo, mineração, reflorestamento, saúde, segurança pública e transporte rodoviário.

A previsão de recursos aplicados no programa Sudoeste + 10 pode chegar a R$ 300 milhões, com recursos do estado e dos municípios, em benefício de uma população somada de cerca de 250 mil habitantes.