Alunos da E.E. Doutor Joaquim Guilherme Moreira Porto, de Piraju, durante as gravações. (Foto: Divulgação)
Alunos da E.E. Doutor Joaquim Guilherme Moreira Porto, de Piraju, durante as gravações. (Foto: Divulgação)


Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Piraju, Avaré, Ourinhos e outras sete cidades do Brasil receberam um incentivo ao canto, à criatividade e à musicalização.

Com o apoio de um estúdio portátil, gravaram com suas vozes as letras compostas por eles mesmos. Realizadas no dia 7 de dezembro, as gravações foram feitas no ritmo musical selecionado pelos alunos, e as canções contaram com a temática “Águas e Rios”.

A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico.

PUBLICIDADE

Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o projeto Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.


O Arte da Música ofereceu oficinas virtuais aos professores, que receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras.

PUBLICIDADE

Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas de cada município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical Daniel Galvão e seu estúdio portátil.


Em Piraju, a E.E. Doutor Joaquim Guilherme Moreira Porto e a E.E. Maria Gonçalves da Motta foram contempladas pelo projeto. As músicas finalizadas e todos os vídeos dos bastidores das atividades podem ser encontrados na galeria do site do projeto,
https://projetoartedamusica.com.br/resultados/.

PUBLICIDADE

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país e concessionária da Usina Hidrelétrica Jurumirim, em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Piraju. A realização é da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.