O Work in Russia é um programa de formação internacional, acadêmica e de negócios na Rússia. (Foto: Divulgação/Work in Russia)
O Work in Russia é um programa de formação internacional, acadêmica e de negócios na Rússia. (Foto: Divulgação/Work in Russia)


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,8 milhões de pessoas no Brasil estão desocupadas no país. Embora as estatísticas mostrem uma redução na taxa de desemprego, muitos problemas socioeconômicos ainda persistem no país. Um exemplo é a diferença salarial de um homem para uma mulher; mesmo que tenham o mesmo cargo, qualificações e experiência, os homens possuem remuneração significativamente maior. Questões sociais importantes como essa estão presentes nas pautas de membros do BRICS, que inclui a Rússia.

O Work in Russia é um programa de formação internacional, acadêmica e de negócios na Rússia.

Ele oferece oportunidade para mulheres de 18 a 22 anos que buscam combinar trabalho remunerado, intercâmbio cultural, desenvolvimento profissional e prático, além do aprendizado de um novo idioma.

PUBLICIDADE

Ao mudarem para a Rússia, as participantes do programa podem escolher entre quatro áreas de atuação: transportes e logística, serviços e hospitalidade, operador de produção e indústria alimentícia, com salário inicial a partir de R$ 5.000. Além da remuneração, elas contam com hospedagem, alimentação e passagens aéreas inclusas.

O Work in Russia acontece na República do Tartaristão, palco da 16ª Cúpula do BRICS, em 2024, que teve o desenvolvimento socioeconômico dos países membros como uma das suas principais pautas.

PUBLICIDADE

O projeto, que já estava ativo em outros países da África, América Latina, Ásia Central, Sul da Ásia e Rússia, agora possibilita que as mulheres brasileiras aproveitem as oportunidades em uma das Zonas Econômicas Especiais mais avançadas do mundo. O chefe adjunto do Fórum Internacional dos Municípios BRICS, Henrique Domingues, atua como embaixador do Work in Russia no Brasil.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Henrique Domingues (@rikedomingues)

Com uma abordagem integrada, o programa não apenas prepara as participantes para desempenhar funções específicas, mas as capacita a assumir papéis de liderança e explorar oportunidades de empreendedorismo no futuro. O programa tem um período inicial de 6 meses onde o intercambista poderá trabalhar e estudar, tendo moradia e alimentação custeadas.

PUBLICIDADE

Pré-requisitos de participação

A seguir, confira os pré-requisitos gerais para participar do programa:

1. Idade: Jovens de 18 a 22 anos.
2. Educação: Ensino médio completo.
3. Linguagem: Aprender 100 palavras básicas em russo como parte do processo de seleção.
4. Habilidades de Comunicação: Nível básico em análise e comunicação, avaliado por meio de jogos e entrevistas.
5. Saúde: Conclusão de exames médicos específicos antes da viagem.
6. Documentação: Passaporte válido e documentos necessários para o trabalho.
7. Participação em Testes: Passar por uma simulação de jogo de negócios como parte do processo de seleção.

O que acontece após o primeiro período de 6 meses do programa inicial?

● Extensão ou Progressão na Carreira:

Participantes que demonstram habilidades e comprometimento podem permanecer no programa como trabalhadores contratados por um período mais longo, tendo seu contrato renovado por um período total de até 4 anos (dependendo da área de trabalho).

A progressão na carreira dentro do programa depende do desempenho, passando para cargos de maior responsabilidade e remuneração.

● Possibilidade de Estudo na Alabuga Polytech:

Após o programa inicial (de 2 a 4 anos), os participantes podem aplicar para ingressar na Faculdade Politécnica de Alabuga.

A faculdade oferece programas em áreas como robótica industrial, automação, análise química, programação e manutenção de equipamentos.(Dados retirados do convite para bolsas de estudo feito à Nigéria).

Durante os estudos, o participante pode continuar a trabalhar, garantindo uma integração entre aprendizado e prática.

● Plano de Carreira e Empreendedorismo:

Após completar o programa inicial e/ou os estudos, o participante terá adquirido uma visão abrangente de todo o ciclo de trabalho em sua área. Isso permite que o trabalhador assuma funções de liderança, gerencie equipes ou até mesmo desenvolva seu próprio negócio em setores correlatos.

● Integração Cultural e Desenvolvimento Pessoal:

Durante todo o processo, os participantes têm a chance de aprender o idioma russo, explorar a cultura local e adquirir habilidades e certificados que os tornam competitivos no mercado global.

OBS: A moradia só é concedida pela ZES durante o primeiro ano de programa.

Tempo de Progressão nas Funções

Primeiro Ciclo (Entrada – Funções Básicas):

  • Duração: 6 meses.
  • Exemplo de funções: Kitchen Worker, Sorter.
  • O salário inicial pode ser ajustado após esse período.

Segundo Ciclo (Intermediário – Funções Técnicas):

  • Duração: 1 ano.
  • Exemplo de funções: Waiter, Forklift Driver.
  • Necessário demonstrar proficiência técnica e eficiência na função.

Terceiro Ciclo (Avançado – Funções Altamente Técnicas ou Gerenciais):

  • Duração: 1,5 2 anos.
  • Exemplo de funções: Chef/Administrator, Logistics Manager, Production Supervisor.
  • Requer habilidades de liderança e maior autonomia.

Funções de Construção (Exceções):

  • Algumas funções técnicas, como Welder, Tower Crane Operator, e Heavy-Duty Vehicle Driver, podem exigir até 3 a 4 anos de experiência prática ou certificação adicional para progressão (Certificação concedida durante o próprio programa).

Informações detalhadas sobre a progressão de carreiras podem ser obtidas neste link (clique para acessá-lo).