Coordenadoria de Saúde fez na semana passada um balanço do período de um mês de pandemia no município. (Foto: Reprodução/YouTube)
Cidade de Taquarituba. (Foto: Reprodução/YouTube)


O prefeito de Taquarituba, Éder Miano (PP), com objetivo de diminuir os impactos da pandemia da covid-19 em seu município, emitiu um decreto válido por uma semana, onde restringe o funcionamento do comércio na cidade.

De acordo com o artigo 1º do documento, fica suspenso, a partir das 18h do dia 15 de junho, qualquer aglomeração, reunião, assembleias, cultos religiosos, convenções, feiras e reuniões com mais de cinco pessoas.

Até o dia 23 de junho, está suspenso também o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, comércio ambulante e prestadores de serviços situados em Taquarituba, que devem se manter fechados ao público, ressalvadas as hipóteses previstas neste decreto.

PUBLICIDADE

A suspensão prevista não se aplica aos estabelecimentos e atividades considerados essenciais. Mercados e congêneres podem funcionar de segunda a sexta, das 8h às 20h.

O funcionamento dos estabelecimentos e atividades fica condicionado ao cumprimento das regras, condições e protocolos de prevenção, higiene e controle da transmissão e contaminação por covid-19 previstas na legislação em vigor e neste decreto, devendo observar o limite de 30% de sua capacidade de atendimento ao público.

PUBLICIDADE

Até o dia 2 de julho, estão suspensas ainda as atividades presenciais dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares de educação infantil, inclusive as filantrópicas, ensino fundamental, ensino médio, educação profissionalizante e similares.

A circulação de pessoas e veículos pelas vias e logradouros públicos do município fica autorizada somente para as seguintes finalidades: aquisição de medicamentos e de produtos e serviços essenciais, atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais, embarque ou desembarque em terminal rodoviário, atendimento de situações de urgência ou necessidades inadiáveis e prestação de serviços ou atividades autorizadas no decreto.

PUBLICIDADE

O último boletim epidemiológico em Taquarituba somou, no período de 24h, 52 novos casos de covid-19 ao número total de confirmados, além de mais dois óbitos. No momento, 73 moradores da cidade perderam a vida para o novo coronavírus e há 104 casos ativos. A ocupação na enfermaria é de 320% (16 pacientes) e na UTI de 90% (nove pacientes).

Para conferir o decreto municipal na íntegra, acesse este link.

Boletim desta terça-feira (15) em Taquarituba. (Foto: Divulgação)