Balsa entre Fartura e Itaporanga, na Represa da Chavantes. (Foto: Divulgação/Facebook)
Balsa entre Fartura e Itaporanga, na Represa da Chavantes. (Foto: Divulgação/Facebook)


O prefeito de Itaporanga, Douglas Benini (Republicanos), vereadores, demais autoridades e moradores comemoraram na semana passada o anúncio do retorno do funcionamento da balsa para o município.

Benini explicou que a balsa ainda está sendo avaliada para serem executadas as melhorias necessárias e para, em breve, voltar a entrar em operação. Não foi divulgado um prazo oficial para o retorno, no entanto.

“Com muito esforço e dedicação conquistamos a balsa para o município de Itaporanga. Agradeço ao prefeito de Fartura, Luciano Filé [PSDB], e a todos da Câmara Municipal dos vereadores daquela cidade, por nos ceder a nossa tão sonhada balsa. Agradeço também ao vereador Carlinhos da Ambulância [Cidadania] que não mediu esforços para que isso acontecesse. Aqui o trabalho não para e estamos sempre trabalhando em prol à população de Itaporanga”, destacou Douglas Benini.

PUBLICIDADE

Segundo o prefeito de Itaporanga, a balsa é uma enorme conquista para o bairro São Sebastião, onde ela está localizada, mas também para todo o município.

Parada há mais de um ano

A Prefeitura Municipal de Fartura havia interditado as balsas que ligam a cidade a Itaporanga e Barão de Antonina em março de 2022 por tempo indeterminado, para apurar supostas irregularidades nas embarcações após denúncia do Ministério Público.

PUBLICIDADE

De acordo com a administração municipal, na época a representação foi enviada à promotoria de Justiça de Fartura por um advogado da cidade que costumava utilizar uma das balsas. Desde então, elas estavam paralisadas.

Entre as irregularidades apontadas na denúncia, estavam a falta de placas indicativas sobre o horário de funcionamento e de travessia das balsas, a falta de coletes salva-vidas e a presença de somente um tripulante em algumas travessias, quando seriam necessários dois, de acordo com as normas vigentes.

PUBLICIDADE

Dois anos atrás, a expectativa já era de que fosse firmada uma parceria entre as administrações municipais de Fartura e Itaporanga em prol do funcionamento da balsa. O impacto da paralisação do serviço para moradores daquela região foi pauta na imprensa local no período.