O prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB), durante as comemorações do 7 de setembro na cidade. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)
O prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB), durante as comemorações de 7 de setembro na cidade. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


Há uma semana, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, o prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB), ao lado da coordenadora de Finanças, Ana Paula Outeiro, reconheceu que a prefeitura enfrenta desafios financeiros devido à queda na arrecadação e que a equipe está tomando medidas de contenção de gastos, para cumprir todos os compromissos.

Filé destacou que essa situação não é exclusiva de Fartura, uma vez que segundo ele todas as prefeituras enfrentam a mesma situação devido à diminuição nos repasses no período.

O prefeito assegurou que a administração está trabalhando para garantir que os serviços essenciais não sejam afetados e está reavaliando todas as despesas da prefeitura, como eventos, atividades esportivas, serviços de maquinários, obras, entre outros. O órgão informou que preservará aqueles que são importantes para os cidadãos.

PUBLICIDADE

Desde o início da gestão atual, o município tem realizado com frequência eventos considerados de grande porte para a cidade, como o Rock in Far, a Expofar e o FEMUS, que fizeram parte do primeiro semestre deste ano.

Outros assuntos

Além disso, o chefe do Executivo apresentou sua proposta para o pagamento do retroativo do piso dos professores, garantindo que os vencimentos serão pagos ainda durante sua gestão, como prometido à classe.

PUBLICIDADE

Foi abordado também o piso da enfermagem, que a administração informou que depende do envio de recursos pelo Governo Federal para complementar os salários dos funcionários que tem direito.

O prefeito ainda abordou a questão da justiça fiscal, dando como exemplo a diferença no valor venal do metro do terreno no loteamento Santa Catarina em relação ao conjunto habitacional São Caetano.

PUBLICIDADE

Ele mencionou sobre os constantes apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sobre a falta de atualização, já que a última vez foi feita em 1999; e informou que um projeto de lei está em tramitação para regularizar essa situação.

Filé negou que a sua administração irá abandonar obras e citou exemplos de construções em andamento, como a nova escola estadual, calçadas acessíveis, instalação de iluminação pública ornamental, Casa da Juventude, ampliação de salas em escolas e a implantação de estrutura náutica no Balneário Municipal. “Todas serão concluídas”, garantiu.

A live completa está disponível nas redes sociais do prefeito farturense. Confira abaixo: