O prédio da Cooperativa de Consumo Vale da Fartura, um dos principais pontos comerciais de Fartura, no centro da cidade, já está há mais de uma década sem utilidade e hoje serve somente para pessoas que invadem local para depredar o que ainda resta, consumir drogas e até ter relações sexuais por ali. As informações são do Jornal Sudoeste do Estado.
A informação a respeito da atual condição do local foi repassada ao veículo pelo atual presidente da cooperativa, Francisco de Sales Encarnação, 71 anos, o popular Chicão do Posto. O prédio já está há alguns anos a venda, depois que a última diretoria fez um trabalho minucioso para legalizar toda a documentação.
“A dificuldade de vender é o preço, pessoal não quer pagar o que vale, acha que porque tá fechado tem que jogar fora, mas nós temos associados para acertar, temos que prestar contas, foi feita avaliação com engenheiros e construtoras, a gente tem um valor mais ou menos do que vale o prédio. Pessoal vem e quer oferecer preço muito baixo e aí como vamos prestar contas para os associados?”, disse Chicão.
Segundo informações da atual diretoria, o local tem 1.650 m² e área construída de 1,050 m² e está avaliado em R$ 3 milhões.
“Precisamos vender porque o prédio está deteriorando, pessoas invadindo, usando como motel a noite, vamos atrás de polícia não adianta, pois é difícil barrar esses indivíduos, pois já inúmeras vezes trancamos com cadeado e até soldamos os portões, mas ele é arrombado constantemente”, complementou o presidente.
Morador próximo ao prédio da cooperativa, José Donizete de Meira, 58 anos, o Zetinho, já viu pessoas invadindo o local à noite. “Eles ficam lá quebrando as janelas e fazendo algazarra”, contou.
Vizinho do local, o comerciante Benedito Geremias, 60 anos, diz ter medo que os vândalos invadam seu estabelecimento através da cooperativa. “A gente sabe que comércios aqui no entorno já foram furtados, então ficamos apreensivos, pois não se dá um jeito nesse prédio”, desabafou.
Chicão conta que dois compradores fizeram propostas recentemente, mas as negociações pararam, pois o valor oferecido foi muito abaixo. “Estamos aguardando, mas temos pressa em fechar negócio. Então, se alguém estiver interessado, pode me procurar que estamos pra negociação aberta, podemos dar prazo, só não podemos trocar”, salientou.
Ele ainda revelou que a atual administração da prefeitura de Fartura chegou a cogitar a aquisição do prédio, porém a negociação também não avançou.
Interessados em adquirir o prédio e o terreno podem entrar em contato com Chicão por telefone celular (14) 99698 3197 ou pelo telefone fixo (14) 3382 1300.
A Cooperativa de Consumo Vale da Fartura foi fundada no ano de 1975 e funcionou até 1994. Após algumas diretorias e administrações que acumularam dívidas, no mesmo ano que a cooperativa cessou seus trabalhos (1994), o prédio na rua Barnabé José Soares foi alugado, onde funcionou, até 2011, com o nome de Supermercado Pérola.