Nesta pandemia, um dos momentos mais delicados da história contemporânea, o acesso à informação transparente é uma das principais armas que a população possui contra a disseminação do novo coronavírus. Entretanto, em Piraju, está ficando cada vez mais difícil para o cidadão se inteirar da situação da covid-19 no município.
A mudança mais recente foi no modelo de divulgação nas redes, agora no formato de live. Nesta sexta-feira (17), foi realizada uma testagem em massa em cinco pontos distintos município e somados mais nove casos positivos. Apesar da baixa qualidade do áudio e do formato que não informa claramente o cenário ao internauta, a enfermeira Juliana Vetrone explicou que atualmente há 154 casos confirmados na cidade, 136 deles já recuperados, 14 em tratamento e quatro óbitos, além de 16 suspeitos.
Recentemente, a administração pirajuense apagou das redes sociais a página do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que publicava frequentemente os boletins epidemiológicos. O informativo inclusive já tinha sido alterado quando o índice passou de 100 casos positivos, deixando de compartilhar o número total de casos registrados.
Sem a atividade na página que se dedicava a divulgar os números da pandemia, restou apenas o perfil da Prefeitura Municipal como fonte de informação oficial nas redes sociais. No entanto, a última vez na qual o órgão publicou um boletim foi ainda no mês de junho. Na época, Piraju possuía 118 casos confirmados no total, 85 deles recuperados, 29 em tratamento e quatro óbitos, e tinha ultrapassado momentaneamente Avaré no total de casos, cidade considerada referência regional e três vezes mais populosa.
“Passando pouco mais de quatro meses que enfrentamos a pandemia do covid-19 em nosso município, graças a Deus temos uma situação controlada da doença”, escreveu a prefeitura em seu post mais recente. “Levando em conta as projeções iniciais sobre a doença em Piraju, estamos em uma situação acima das melhores expectativas”, conclui a publicação, que teve somente dois compartilhamentos devido ao seu formato.
A administração de José Maria Costa (PPS) também tentou solicitar na Justiça no início deste mês que não seguisse as determinações do governo do estado e avançasse de fase no Plano São Paulo. Ainda em junho, a cidade ignorou o retrocesso à fase laranja e manteve abertos barbearias, salões de beleza, hotéis e o comércio funcionando seis horas diárias.
*[ATUALIZAÇÃO] – Após a publicação desta notícia, fomos informados de que os boletins são periodicamente atualizados no banner localizado no site oficial da Prefeitura Municipal. Entretanto, mantivemos as informações, uma vez que as atualizações não são mais compartilhadas nas redes sociais desde o fim do mês passado.