O pequeno Esthevan, da cidade de Conchas, sempre espera receber a medalha quando faz um procedimento. (Foto: Divulgação)
O pequeno Esthevan, da cidade de Conchas, sempre espera receber a medalha quando faz um procedimento. (Foto: Divulgação)


á mais de 5 anos, a Enfermaria de Pediatria do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu) realiza uma ação de humanização para diminuir a ansiedade e aumentar a auto-estima das crianças internadas: a entrega de um certificado de bravura para os guerreiros que enfrentam as temidas agulhas sem derramar uma lágrima sequer. Nos últimos meses, os pequenos também recebem uma medalha de coragem a cada procedimento.

Um destes guerreiros é o Esthevan, de apenas 9 anos, da cidade de Conchas. Uma coleção de certificados e medalhas mostra a valentia do pequeno heroi, para orgulho da mãe Carolini.

“Toda vez que o Esthevan faz o procedimento, ele não liga para as picadinhas: pede a medalha e cobra se não tiver este mimo. Ele me pediu para deixar as conquistas em destaque, mostrando a sua coragem. Para mim, esta iniciativa é um grande incentivo para as crianças” disse a mãe.

PUBLICIDADE

Supervisora técnica da Enfermaria de Pediatria, Janaina Chinaque Francisco relata que o projeto teve início com as crianças da Oncologia e passou para os pacientes com internações mais longas na Pediatria.

“Vimos este certificado como uma forma de premiar a criança e de diminuir o estresse. Além disso, o reconhecimento também estimula a criatividade, pois pode ser pintado de forma personalizada. Os pais ficam contentes porque é um carinho a mais para os filhos, e nós também nos alegramos com as vitórias de nossos pequenos”, afirmou.

PUBLICIDADE