Depois de terem surgido denúncias de possíveis casos positivos de covid-19 na Penitenciária de Cerqueira César, a administradora do presídio, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) divulgou ter realizado uma testagem em massa nos detentos da unidade, localizada na Rodovia Salim Antonio Curiati (SP-245), nas últimas duas semanas. As informações são do G1.
Segundo a SAP, os presos que foram infectados pelo vírus estão isolados dos demais. Eles também estão recebendo o atendimento adequado do setor de enfermaria, de acordo com o órgão.
A administradora da unidade prisional ainda informou que nenhum dos presos está com sintomas graves da doença, mas não revelou nenhum tipo de estatística em relação ao número de infectados, nem quanto ao tipo de teste utilizado. Além dos detentos, dois servidores contraíram o vírus e estão afastados de suas funções por enquanto.
De acordo com a secretaria, os casos são analisados semanalmente para reavaliação da situação local e, se necessário, seja aplicada a suspensão de visitas presenciais, conforme o protocolo determinado pela Terceira Fase do projeto Conexão Familiar.
A SAP divulgou que, desde o início da pandemia de covid-19, no primeiro semestre do ano passado, passou a intensificar medidas de prevenção de proliferação de doenças entre servidores e detentos. São distribuídas periodicamente máscaras de proteção a todos. Os protocolos sanitários e de higiene pessoal também foram ampliados.