Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)


Foi-se o tempo em que a vida útil de um celular era de cinco anos ou mais. Hoje percebemos que, com a evolução do sistema operacional (sendo os mais conhecidos o Android e o iOS), a necessidade da substituição do aparelho passou a ser muito mais rápida. Portanto, a primeira pergunta a se fazer é: “Por que o celular já chegou ao seu limite?”.

Desta forma, conseguimos identificar quais os pontos principais que é preciso considerar ao escolher o próximo. Na maioria das vezes, os principais problemas são o travamento, aquecimento, armazenamento cheio, sistema desatualizado ou bateria descarregando muito rápido.

Em parceria com a Assistência Técnica Maycon Freitas, listamos abaixo algumas dicas para nortear a sua escolha na hora de trocar de celular com mais exatidão e confiança, visto que a quantidade de modelos e marcas é imensa e vem crescendo a cada dia.

PUBLICIDADE

Quanto posso pagar?

Nesta etapa, já é possível definir um custo e afunilar bastante a quantidade de opções. Saber qual o orçamento disponível possibilita focar em uma das faixas de preço:

  1. Celular mais simples, também chamados de custo-benefício ou celulares de entrada. Possuem o básico do básico.
  2. Custo médio, possuindo algumas melhorias (são esses os mais populares);
  3. Alta performance, com o que há de melhor no mercado, possuindo também algumas funções específicas.

Uma outra questão é se há necessidade de ser um aparelho novo ou se pode ser seminovo, trazendo um custo-benefício ainda maior.

PUBLICIDADE

Preferência de marca

Se já sou acostumado a utilizar uma marca específica, posso ter criado um apego – ou até um trauma. Aqui identificamos, normalmente, o time iOS e o time Android, pois de fato há uma pequena diferença no modo de utilizar e até mesmo para trazer o backup, mesmo hoje já sendo possível a comunicação entre backups de Android para iOS e vice-versa.

O debate entre iPhone e Android não tem um vencedor. É sobre o que você prioriza e o que você acha que funcionaria melhor para você. (Foto: Divulgação)

Já para aqueles que possuem preferência de marcas dentro do sistema Android pode ser apenas alguma fase da fabricante ou experiência negativa ou positiva de algum modelo específico, pois notamos que as principais marcas (Samsung, Motorola e Xiaomi) não possuem nenhuma particularidade extrema no modo de usar. Aliás, algumas atualizações já diferem o uso entre um aparelho e outro da mesma marca. 

PUBLICIDADE

Quais aplicativos vou utilizar?

Se o uso será apenas para redes sociais e ligação, um modelo de 32 a 64GB de armazenamento já vai dar conta do recado. Estes modelos vêm com memória RAM de 2GB a 4GB.

Para instalar aplicativos de banco, jogos intermediários ou então se o usuário vai tirar bastante fotos e gravar vários vídeos, um aparelho de 128 a 256 de armazenamento já seria o mais indicado. O processamento já necessita ser de 4GB a 6GB de memória RAM, para não travar em multitarefas.

Já se o uso é para aplicativos específicos que utilizo no trabalho ou para jogos pesados, o ideal é partir para aparelhos com 256GB a 512GB de armazenamento, pois normalmente eles contêm de 8GB a 12GB de memória RAM, ou seja, não vão travar. Também são uma boa opção para aqueles usuários que visam investimento a longo prazo, pois são modelos em que a vida útil costuma ser muito maior.

Câmera

A questão do hardware (componentes físicos) pode ser importante na hora da escolha, principalmente para quem utiliza o celular para trabalho. Um dos componentes que mais influenciam na compra é a câmera. Neste caso, preciso identificar se o uso das fotos será profissional ou esporádico.

Se meu trabalho exige fotos impecáveis, aparelhos da Apple e os top de linha da Samsung e Xiaomi são os mais indicados. É claro que podemos escolher um iPhone apenas pelo fato de querermos fotos melhores para postar no Instagram, mas é necessário saber que o valor agregado será muito maior.

As especificações da câmera podem ser um diferencial para muitos. (Foto: Divulgação)

Bateria, conectividade e recursos adicionais

Por fim, identificar a necessidade de uma bateria de ponta e com uma capacidade alta. A maioria dos modelos de alta performance já possuem uma boa bateria para aguentar o bom processamento.

Além disso, recomenda-se analisar se há algum uso específico para algum recurso adicional, como por exemplo, resistência à água.

Fale com um profissional

Se ainda há dúvidas, não deixe a ansiedade tomar a decisão para não gastar dinheiro à toa, pois podemos escolher um aparelho muito caro para o que é necessário, ou então algo muito simples e que em breve você terá de trocar novamente. Portanto, pedir ajuda para alguém que entende do assunto nunca é má ideia.

Nós da Assistência Técnica Maycon Freitas estamos à total disposição para tirar todas as suas dúvidas. Trabalhamos com as melhores linhas de aparelhos, desde os de bom custo-benefício até os alta performance, e temos os melhores preços e condições de pagamento. Estamos localizados na Rua Barão do Rio Branco, 229, Centro de Fartura. Nosso WhatsApp e telefone é (14) 99819-2033, ou você pode procurar pelo nosso nome nas redes sociais.


* Conteúdo produzido em parceria com a Assistência Técnica Maycon Freitas.