Animal ferido foi levado ao CEMPAS, em Botucatu. (Foto: Divulgação)
Animal ferido foi levado ao CEMPAS, em Botucatu. (Foto: Divulgação)


A Clínica Veterinária de Fartura, órgão ligado à Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, acolheu, nesta quinta-feira (15), um tamanduá-bandeira ferido.

O animal foi resgatado, por um morador que preferiu não se identificar, na Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, que liga Fartura a Taguaí, após um atropelamento.

De acordo com Patrícia Garcia, por se tratar de uma espécie silvestre, a equipe acionou o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com sede em Botucatu. O animal está recebendo todos os cuidados da equipe.

PUBLICIDADE

É importante lembrar que o tamanduá-bandeira é um mamífero ameaçado de extinção. Entre os mamíferos de grande porte, ele é um dos que mais sofre atropelamentos: seus olhos, além de muito pequenos, não refletem a luz do farol do carro. O animal ainda ouve mal, tem movimentos lentos, pelagem escura e transita à noite. Tudo isso aumenta as chances de colisão ao atravessar uma rodovia.

A Clínica Veterinária informou que auxilia no resgate de todos esses animais e que os silvestres já são levados ao CEMPAS. A clínica está situada na Chácara Municipal e o telefone para contato é o (14) 3382-1792.

PUBLICIDADE