Renovado e de volta ao cenário político em Fartura, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou apoio ao pré-candidato a prefeito Luciano Filé (PSDB), em entrevista coletiva transmitida em uma live no Facebook na noite desta quinta-feira (9).
O evento contou com a presença de Filé como mediador; do presidente do PSDB, João Buranello; do presidente do PDT, Filipe Dognani; além dos jornalistas Henrique Outeiro, Fabiana Rizzo e Diego de Oliveira na elaboração das perguntas.
Filé abriu a conversa e passou a palavra aos presidentes dos partidos, que se apresentaram – destaque para Filipe Dognani (PDT) que, ao mesmo tempo em que comemorava a nova aliança, esclarecendo que o projeto apresentado pelo PSDB foi considerado o mais alinhado com a legenda, afirmou que não deixará de fazer críticas à administração em caso de vitória nas urnas. É certo que o vice-prefeito da chapa será do PDT, mas o nome ainda não foi definido pelo partido.
O pedetista ainda foi indagado se houve unanimidade entre os integrantes da legenda em relação à nova aliança. “Nenhuma escolha ou decisão num grupo democrático é unânime, e essa é uma virtude da democracia. Mas a grande maioria dos nossos membros apoiou a decisão por entender que era o melhor caminho para Fartura”, justificou.
Quanto a Filé, questionado a respeito do fato de que o grupo que trabalhou pelas duas eleições de Tinho Bortotti está dividido no pleito deste ano, ele explicou que a legenda passa por uma reestruturação em Fartura. “Respeitamos muito a história e as pessoas do PSDB, respeitamos a figura do atual prefeito, mas quando apresentarmos nossos quadros a população vai perceber a renovação”, respondeu.
O pré-candidato também reconheceu que a próxima administração deverá ter pés no chão devido aos prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus. “Temos consciência de que encontraremos um cenário totalmente adverso”, disse. Em seguida, frisou que sua gestão dará devida importância à pasta do Turismo, inclusive priorizando a resolução do imbróglio jurídico envolvendo o coreto da Praça 9 de Julho, atualmente interditado depois de apresentar problemas estruturais.
Filé buscou se posicionar como uma nova administração, apesar de ter ligação com o grupo do atual prefeito farturense. A aliança com o PDT é um movimento que procura simbolizar essa postura. “Queremos falar com esquerda, com direita, com centro”, enfatizou.
Quando o assunto foi iluminação pública, o tucano defendeu a instalação de lâmpadas de LED na cidade, da mesma forma que tem acontecido em outros municípios da região. Outra pauta com a qual o pré-candidato se comprometeu foi a defesa dos animais: “Quero ser parceiro desse grupo que defende essa importante causa”. O ex-vereador ainda disse que, caso seja eleito, dará toda a estrutura e suporte jurídico para a criação de associações de bairros e que a terceirização de alguns setores pode ser um caminho para a reestruturação do funcionalismo público no município.
Quer saber mais detalhes? Confira a coletiva na íntegra no vídeo abaixo: