Após assumir a prefeitura de Itaporanga há poucas semanas, depois da cassação do mandato do ex-prefeito Douglas Benini (Republicanos), que aconteceu no final de abril, o prefeito Fábio Benini (PSB) tomou a decisão de cancelar a licitação para a tradicional FEMAI (Feira Municipal Agropecuária de Itaporanga). As informações são do Jornal Sudoeste do Estado.
Essa medida, ainda que impopular, surge como resposta ao cenário crítico descoberto pela nova gestão municipal. Segundo a prefeitura, com a revelação de uma significativa dívida nos setores de saúde, transporte e merenda escolar, a administração municipal enfrenta um desafio financeiro urgente.
Em suas primeiras semanas à frente do governo municipal, Fábio Benini, que era vereador e presidente da Câmara, enfatizou a importância de encarar de frente a situação.
Depois de uma análise detalhada com o corpo técnico da prefeitura, revelou-se não apenas a extensão da crise, mas também a urgência de medidas corretivas. Com fornecedores de serviços básicos como merenda escolar, combustível e saúde perdendo a confiança devido aos atrasos nos pagamentos, a administração municipal enfrenta uma perda de credibilidade preocupante.
Para o prefeito, a prioridade é resolver as dívidas e manter os serviços essenciais para a população. “Temos que resolver esse problema com trabalho sério. E é nesse contexto que a decisão de cancelar a licitação para a Festa do Peão se insere. Em vez de direcionar recursos públicos para um evento festivo, a nova administração buscará redirecionar esses recursos para áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura”, disse.
A festa, reconhecida como uma tradição importante para o município e que voltou ano passado após um período sem ser realizada, não será esquecida. O prefeito assegura que uma nova data será marcada e que a festa será realizada, mas com uma abordagem diferente: sem depender de recursos públicos do tesouro do município.
“Vamos tentar fazer a festa sem gastar dinheiro público do município, com responsabilidade e honestidade”, prometeu o prefeito.
Ainda de acordo com a prefeitura local, a decisão de cancelar a licitação para a FEMAI pode ser vista como uma medida difícil, porém necessária, em direção à estabilidade financeira e ao restabelecimento da confiança pública na gestão municipal.
A FEMAI 2024 estava confirmada para acontecer entre os dias 29 de maio e 2 de junho, e já havia divulgado a programação oficial há cerca de um mês.