A equipe do setor de Saúde do município de Sarutaiá esteve na Fundação Reviver nesta semana aplicando a quarta dose da vacina que bloqueia os efeitos nocivos do novo coronavírus nos idosos da casa de repouso.
Segundo a enfermeira Mariana Arcene, 41 idosos assistidos pelo Reviver receberam as doses do imunizante.
“Nosso trabalho na saúde é proteger as pessoas contra o vírus, temos intensificado os trabalhos para vacinar as crianças, jovens, adultos e idosos”, afirmou a enfermeira do ESF.
O Ministério da Saúde entende que a quarta dose, no momento, deve ser aplicada apenas em pessoas imunossuprimidas – pessoas com baixa imunidade, alguns idosos e também portadores de doenças como lúpus, artrite reumatoide, esclerose sistêmica, Doença de Crohn, síndrome Sjögren, entre outras.
No estado de São Paulo, porém, o governador João Doria (PSDB) afirmou, na semana passada, que pretende iniciar a imunização de idosos sem comorbidades em cidades paulistas a partir de 4 de abril. Doria disse ainda, no início do mês, que vai adotar a quarta dose da vacina “independentemente de recomendação do Ministério da Saúde”.
Já em Botucatu, referência no atendimento na área de Saúde na região, existe a aplicação da quarta dose em todos os idosos com mais de 70 anos desde o início do mês. A decisão do município, na época, foi considerada inédita no país.
Surto de covid-19
Em julho do ano passado, o abrigo registrou um surto de covid-19, que atingiu mais de 40 idosos. No período de uma semana, oito pessoas que moravam na casa de repouso faleceram em decorrência do vírus.
Na época, de acordo com o Departamento da Saúde da cidade, todos os idosos e funcionários haviam recebido, no início daquele ano, as duas doses da vacina contra o coronavírus, sendo que alguns haviam tomado CoronaVac e outros a vacina AstraZeneca.