A Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro, entre as cidades de Carlópolis (PR) e Fartura (SP), está inclusa no pacote de reformas. (Foto: DER-PR)
A Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro, entre as cidades de Carlópolis (PR) e Fartura (SP), está inclusa no pacote de reformas. (Foto: DER-PR)


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou nesta terça-feira (18) o resultado da análise da proposta de preços feita por consórcio de empresas participando da licitação para reformar nove obras de arte especiais (OAE) – estruturas que têm a finalidade de transpor obstáculos, tais como avenidas, vales, rios, entre outros – em rodovias estaduais do Norte Pioneiro do estado.

A proposta de preços de R$ 7,6 milhões de edital para a reforma de sete pontes no total foi aprovada.

O consórcio OEs Norte Pioneiro, composto pelas empresas Legnet Engenharia Ltda. e Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda, único participante da disputa, foi classificado para a próxima etapa, de habilitação de documentos, já marcada para o dia 28 de abril, às 14h, em auditório do DER-PR em Curitiba. Na ocasião será aberto o envelope com a documentação em sessão pública, com transmissão pela internet.

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O edital contempla sete pontes, um viaduto e uma galeria de arcos metálicos, em rodovias estaduais de oito municípios: Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Joaquim Távora, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Carlópolis, Santa Mariana e Itambaracá.

Serão serviços como reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, além de nova pintura, entre outros.

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As obras estão inclusas na iniciativa de reformar 195 OAEs em todo o Paraná, maior pacote de investimentos desta natureza já feito pelo DER-PR. Somente para o Norte e Norte Pioneiro são quatro editais atendendo 44 estruturas, com investimento estimado em cerca de R$ 33 milhões.

A Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro localiza-se na divisa entre entre os estados de São Paulo e Paraná, sobre o Rio Itararé, e liga as cidades de Carlópolis (PR) e Fartura (SP). A estrutura, que atualmente encontra-se danificada em alguns pontos, foi uma iniciativa do governo paulista e levou 14 meses para ser construída, possui 53,5 metros de altura e 1.550 metros de extensão.

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A localização das pontes deste novo edital do DER-PR pode ser verificada neste mapa, na aba CP 200/2022, em referência à identificação do edital no portal Compras Paraná.

Confira as nove obras de artes especiais que serão reformadas neste edital:

Ponte Ribeirão Patrimônio na PR-151, em Salto do Itararé
Ponte Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina
Viaduto Ferrovia na PR-092, em Joaquim Távora
Ponte Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro
Ponte Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis
Ponte Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana
Galeria no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá