Construções em área de preservação do Rio Paranapanema. (Foto: Divulgação/MP-SP)
Construções em área de preservação do Rio Paranapanema. (Foto: Divulgação/MP-SP)


Durante o último mês de abril, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e a CTG Brasil, concessionária de energia elétrica responsável pelas áreas, aturam contra as intervenções irregulares na área de preservação permanente do Rio Paranapanema.

Cada etapa foi previamente planejada, contando com a seguinte metodologia de execução: atividades preparatórias, planejamento das atividades com todos os envolvidos; adesivação das intervenções; publicações em jornais e internet (publicidade da atividade); cadastramento dos responsáveis e/ou abandono das estruturas; e por fim, derrubada das construções irregulares.

Na última fase, foi realizada operação na área da “Foz do Palmitalzinho”, juntamente com a Polícia Ambiental de Assis, a prefeitura de Palmital e a Rio Paranapanema Energia, com o objetivo de derrubar estruturas irregulares, de baixo padrão e não caracterizado como residência habitual.

PUBLICIDADE

Ao longo da operação, foram desmobilizados 18 ranchos, 09 banheiros e 35 passarelas, totalizando 280 metros cúbicos de resíduos, o que equivale a 42 caminhões.

A operação do GAEMA e a Polícia Ambiental foi destaque no site do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

PUBLICIDADE